Gazeta Esportiva.com
·17 de diciembre de 2025
Veja os jogadores que decepcionaram pelo Santos em 2025

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 de diciembre de 2025

A temporada do Santos teve contornos de emoção, mas se encerrou com a permanência da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro. Como de costume, alguns jogadores do elenco brilharam e foram decisivos, enquanto outros deixaram a desejar e perderam espaço com a queda de rendimento. Diante deste cenário, a Gazeta Esportiva separou três jogadores do Peixe que decepcionaram na temporada, independente de integrar ou não o atual elenco.
Tiquinho Soares fez uma temporada muito abaixo das expectativas e não chegou a ser no Santos o mesmo jogador que brilhou no Botafogo em 2023 e mostrou lampejos em 2024. O centroavante foi contratado em janeiro deste ano e até chegou a fazer um bom Campeonato Paulista, com cinco gols e uma assistência, mas sofreu uma brusca queda de rendimento. Ele começou o Campeonato Brasileiro como titular, mas foi perdendo espaço com as dificuldades encontradas ao longo do torneio.
A posição de centroavante, portanto, foi a que mais gerou dores de cabeça para o Santos nesta temporada. O camisa 9 não correspondeu e o Peixe precisou buscar alternativas, como a contratação de Lautaro Díaz. O técnico Cléber Xavier deu chances ao brasileiro e tentou insistir no atacante, mas não obteve sucesso. Já com Vojvoda, Tiquinho virou totalmente reserva e entrou apenas em dois dos últimos três jogos do ano.
Tiquinho, inclusive, vive um longo jejum e não balança as redes desde 14 de setembro, quando marcou de pênalti contra o Atlético-MG. Com bola rolando, o último gol do camisa 9 foi em março. A tendência é que o centroavante deixe o Santos ao fim desta temporada. O Santos já procura interessados, e o jogador vê com bons olhos um retorno ao Botafogo.

(Foto: Raul Baretta/ Santos FC)
Diego Pituca foi outro atleta que, apesar de ter deixado o Santos no meio do ano, foi uma das grandes decepções do time em 2025. O volante do Peixe começou a temporada como titular com o técnico Pedro Caixinha, mas perdeu espaço ainda no Paulistão, quando viu João Schmidt e Gabriel Bontempo passarem à frente na disputa.
Por se tratar de uma figura importante no Santos nos últimos anos, a torcida santista esperava mais de Pituca, que não conseguiu corresponder à altura. Mesmo com a chegada de Cléber Xavier, o jogador continuou oscilando entre reservas e titulares, mas deixou a desejar em termos de desempenho. Não à toa, rescindiu com o time da Baixada Santista em agosto e retornou ao futebol japonês.
Com a camisa do Santos entre janeiro e agosto, Pituca acumulou um gol e uma assistência em 23 partidas.

(Foto: Raul Baretta/ Santos FC)
Thaciano foi outro investimento do Santos que não vingou nesta temporada. O meia-atacante foi contratado junto ao Bahia no começo de 2025, mas também não engrenou. Ele iniciou o ano recebendo oportunidades e oscilou entre titulares e reservas. Em determinado momento, chegou a ser vaiado pela torcida. Sem grandes atuações que justificassem o tempo de jogo, acabou sendo deixado de lado com a chegada de Cléber Xavier.
O cenário seguiu com Vojvoda. Mas apesar da desconfiança da torcida, o treinador argentino voltou a apostar no meia em ocasiões oportunas. Contra Palmeiras e Flamengo, por exemplo, Thaciano chegou a dar uma resposta após um período de poucas chances. Não à toa, recebeu uma oportunidade como titular diante do Internacional e foi bem novamente.
Apesar do cenário complicado, Thaciano terminou a temporada com moral na Vila Belmiro após os dois gols marcados na vitória sobre o Cruzeiro, que selou a permanência do Peixe na elite do Brasileirão. Agora, a esperança é que 2026 possa ser um ano melhor para o jogador de 30 anos. Ele terminou o ano com cinco gols marcados em 31 jogos (10 como titular).

(Foto: Léo Piva/ Santos FC)









































