MundoBola Flamengo
·5 de septiembre de 2025
Venê Casagrande indica estratégia de Filipe Luís para suprir ausência de Bruno Henrique

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·5 de septiembre de 2025
Na quinta-feira (4), o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, recebeu uma suspensão de 12 jogos pelo STJD, impedindo sua participação em partidas da CBF. Com isso, o jornalista Venê Casagrande explicou como Filipe Luís deve reorganizar o elenco rubro-negro para os próximos jogos da temporada. Segundo o comentarista, é provável que Michael volte a ganhar mais espaço.
Hoje em dia, Samuel Lino é considerado o principal ponta-esquerda do Flamengo, tendo chegado recentemente ao clube. No entanto, Bruno Henrique continua sendo uma peça importante e era visto como seu principal substituto, atuando com regularidade. Com a punição de Bruno Henrique, a tendência é que Michael seja a primeira opção de Filipe Luís, conforme informações de Venê Casagrande.
“Durante esses 12 jogos, caso a punição se mantenha, o técnico Filipe Luís pode acabar recorrendo mais ao Michael, que atua na mesma posição. Tem gente levantando teoria de que o STJD marcou o julgamento depois da janela para atrapalhar o Flamengo, mas, sinceramente, não faz sentido, até porque o clube tem jogadores para a função”.
Além disso, Bruno Henrique também vinha sendo a principal alternativa de Filipe Luís na ausência de Pedro, atuando como centroavante. Venê Casagrande destacou que a pena aplicada pelo STJD foi a menor possível e ressaltou a relevância do atleta para o time do Flamengo.
Em suma, Bruno Henrique foi suspenso por 12 partidas e multado em R$ 60 mil, e o Flamengo irá recorrer. Essa foi a pena mais branda prevista no artigo, uma vez que ele poderia receber uma suspensão de um ou dois anos. Ainda assim, é um resultado que tem um grande impacto, uma vez que o atacante é um jogador essencial para a equipe.
Embora fique fora das próximas 12 partidas do Brasileirão, Bruno Henrique segue apto para disputar a Libertadores. Portanto, se o jogador estiver se destacando nos treinos, é provável que nada mude em relação a ele para os confrontos contra o Estudiantes e nas etapas seguintes.
“Muita gente já vai perguntar: cabe recurso? Cabe, sim. E o Flamengo já decidiu que vai recorrer da decisão, porque internamente o clube não gostou do resultado. Entende que 12 jogos é uma punição muito pesada. E vale lembrar: essa suspensão é apenas para competições organizadas pela CBF, como Brasileirão e Copa do Brasil. Libertadores não entra, porque é torneio da Conmebol”. disse Venê Casagrande