Vice-presidente do Sporting afirma: «Foi muito difícil contratar jogadores no verão» | OneFootball

Vice-presidente do Sporting afirma: «Foi muito difícil contratar jogadores no verão» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·10 de octubre de 2025

Vice-presidente do Sporting afirma: «Foi muito difícil contratar jogadores no verão»

Imagen del artículo:Vice-presidente do Sporting afirma: «Foi muito difícil contratar jogadores no verão»

Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting, marcou presença no 'Portugal Football Summit', onde revelou as dificuldades sentidas pelos leões no mercado de verão.

«Se calhar é muito óbvio, já está a acontecer, mas quero ressalvar isto: se forem ver o que aconteceu neste mercado de verão, foi muito difícil contratar jogadores. Estivemos a resistir para vender e tivemos dificuldades em contratar. É um sinal de que o mercado europeu e os clubes lá fora já estão a entrar nesse patamar em que não precisam de vender também. Então a contratação vai tornar-se cada vez mais difícil. A situação financeira dos clubes europeus está cada vez mais robusta. Ou nós em Portugal caminhamos nessa linha de robustez, ou vamos ter mais dificuldade em acompanhar os nossos concorrentes lá fora», referiu, numa primeira instância.


OneFootball Videos


«Temos de pensar na centralização de direitos e fazê-la de forma eficiente. Temos de pensar que quando a fizermos, sim, solidariedade, mas cuidado, porque se baixarmos todos os nível e os três grandes baixarem o nível, não vamos ganhar pontos nas competições europeias, não vamos estar lá e estaremos na Conference League. Teremos muito cuidado para neste bolo fazer uma distribuição eficiente. Associado a este bolo, o controlo financeiro. É absolutamente crítico para dar credibilidade lá para fora», acrescentou, antes de defender o exemplo de Di María, praticado pelo Benfica.

«É um caso claro e temos de falar para fora: parece que o futebol é um setor que faz mal a alguém e quando não faz é o contrário, é um setor diversão... as pessoas dizem muito 'três grandes pagaram centenas de milhões em jogadores', mas quanto é que paga uma indústria de calçado para comprar matéria-prima? Também tem de comprar. Esta é a nossa matéria-prima e isso não significa que sejamos ricos, somos vendedores líquidos. E isto é verdade também para o tema dos custos, da carga fiscal e da forma como se trata o futebol», concluiu.

Recorde-se que o evento contou, ainda, com a presença de Nuno Catarino, CFO do Benfica, e José Pedro Pereira da Costa, CFO do FC Porto.

Ver detalles de la publicación