MundoBola
·2 de enero de 2026
Viña vai sair? Entenda moldes do negócio entre Flamengo e River Plate

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·2 de enero de 2026

O lateral-esquerdo Matías Viña está muito perto de deixar o Flamengo — por empréstimo, ao menos. É que o Mais Querido já está bastante avançado nas conversas com o River Plate, que tem interesse em adquirir os serviços do uruguaio. Os moldes da negociação, inclusive, já estariam acertados.
O Flamengo vai emprestar Viña ao River Plate pelo prazo de um ano, mas com uma obrigação de compra vinculada ao contrato. A cláusula só será ativada, porém, se o lateral atuar em pelo menos 50% dos jogos do time argentino ao longo da temporada.
Caso isso aconteça, o River Plate fica automaticamente obrigado a comprar 50% dos direitos do jogador, deixando os outros 50% com o Flamengo — que detém os 100%.
Usando o ano de 2025 como base, o River Plate disputou 54 jogos ao longo do calendário. Isso significa que, para ser comprado pelo clube, Viña teria de ter jogado 27 partidas. Foram apenas dez pelo Flamengo neste ano, mas há de se considerar que o lateral só entrou em campo em junho.
Viña virou a temporada anterior sofrendo com uma grave lesão no joelho, que o tirou de campo por meses. O lateral só retornou ao time em junho, contra o Fortaleza, no último jogo do Flamengo antes da Copa do Mundo de Clubes. Atuou por sete minutos e foi para o torneio, onde jogou por nove minutos contra o Los Angeles FC.
Além disso, o lateral acabou encontrando pouco espaço após retornar. O Flamengo tem Alex Sandro e Ayrton Lucas como opções para a lateral-esquerda, e os dois estão à frente de Viña na hierarquia de Filipe Luís. O primeiro é o titular da posição, mas se ausenta de alguns jogos — e o segundo costuma ser o acionado.









































