Leonino
·31 de marzo de 2025
Vítor Pinto chateia-se e diz que há jogadores do Sporting que sabem 'cavar' grandes penalidades

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·31 de marzo de 2025
Vítor Pinto mostrou-se insatisfeito com as grandes penalidades que atualmente são assinaladas na Liga Portugal Betclic. O subdiretor do jornal Record fala em "penaltizinhos” que caem em sorte a Sporting, bem como a Benfica e Porto, e refere que, no passado, determinados lances não seriam vistos como infração, queixando-se das quedas dos jogadores nas grandes áreas adversárias.
De acordo com os dados apresentados, os dois principais candidatos ao título, Sporting (13 penáltis assinalados) - um dos quais frente ao Estrela da Amadora - e Benfica (12), somam 25 penáltis entre eles, o que contrasta com os restantes 16 clubes, que têm uma média de apenas 4 por equipa. Vítor Pinto aponta que este aumento de penáltis tende a beneficiar apenas alguns.
Além disso, Pinto faz referência ao facto dos jogadores já perceberam que o simples gesto de se queixar ou de simular uma queda pode ser suficiente para que um penálti seja assinalado "Os jogadores já estão a perceber que, ao mínimo toque, caem e só têm de queixar-se ou desfalecer para que o castigo máximo seja sancionado pelo árbitro ou VAR", afirma. Este tipo de comportamento tem alimentado a ideia de que o futebol português está a caminhar novamente para uma "era dos penáltis fofinhos", onde o futebol técnico e as jogadas fluídas ficam em segundo plano face a decisões rápidas e, por vezes, questionáveis.
A polémica não se limita ao campo, mas atinge também os bastidores da Federação Portuguesa de Futebol. Vítor Pinto destaca uma declaração de Fernando Gomes, que acusou Pedro Proença, de estar a "destruir um legado de 13 anos". Para Pinto, a reação de Gomes é uma tentativa clara de marcar posição contra o que considera ser uma falta de coerência nas decisões da arbitragem.
A situação torna-se ainda mais delicada no contexto da luta pelo título. O Sporting, com 65 pontos, lidera a competição, seguido de perto pelo Benfica (62 pontos), que tem menos um jogo, enquanto Porto e Braga ocupam o 3.º e 4.º lugares, com 56 pontos. O subdiretor afirma que é importante encontrar um equilíbrio nas decisões de arbitragem para evitar repetir erros do passado onde vários penáltis eram assinalados de maneira incorreta.
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo