oGol.com.br
·12 de septiembre de 2025
Vitória fecha com cria do Barça, com passagens por seleções de base

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·12 de septiembre de 2025
A janela de transferências está encerrada, mas ainda surgem no mercado opções de jogadores livres, e o Vitória está atento a elas. O novo reforço esperado para esse fim de semana é Kike Saverio, cria do Barcelona, e que estava no Aris, da Grécia.
O nome pode não dizer muito ao torcedor rubro-negro. Kike Saverio tem 26 anos e pouco destaque na carreira. No Aris, não era titular absoluto - começou 15 dos 27 jogos que disputou na última temporada, com dois gols e três assistências. Mas o atleta até despontou como um jogador promissor.
Kike Saverio ainda é esperado neste fim de semana para passar pela burocracia de costume antes de assinar contrato. Como não renovou com o clube grego, estava livre no mercado desde o fim da temporada da Europa, e por isso chega sem custos e com possibilidade de ser inscrito fora do prazo. O acordo é válido inicialmente até o fim do ano, mas com renovação automática engatilhada.
O pouco destaque como profissional contrasta com as expectativas altas do início da carreira. Saverio nunca chegou a entrar em campo na elite espanhola, embora tenha representado clubes como Barcelona, Deportivo La Coruña e Osasuna. Mas chegou a ser disputado por seleções.
Nascido na Itália, filho de equatorianos, Kiko foi cedo para a Espanha e chegou a disputar um amistoso pela equipe Sub-19 da Fúria - derrota para Portugal por 2 a 1 em 2017. Mas acabou por abraçar a nacionalidade do Equador para o Sub-20 na sequência, sendo convocado para a equipe para período de treinos, sem no entanto chegar a entrar em campo.
No Barcelona, atuou pelo Sub-19 pela Youth League, espécie de Liga dos Campeões da categoria, e depois foi promovido para o time B. Ganhou algum destaque na mídia local, que chegou a o chamar de "herói silencioso" da equipe. Um sucesso que o levou a acompanhar o time principal em determinados momentos, a espera da promoção.
Kike Saverio atuou ainda pelo Barça, mas apenas em jogo amistoso, ao lado de Dembélé no ataque. Isso em 2019. Um ano depois, deixou o clube sem contrato renovado. Agora, tenta mudar de ares no futebol brasileiro.
En vivo