Zerozero
·23 de diciembre de 2025
Vitória SC deu prendas, Sporting CP saiu com o cabaz

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·23 de diciembre de 2025

Em época natalícia, o Vitória SC x Sporting CP ficou marcado por prendas e mais prendas. Os leões venceram confortavelmente por 4-1, numa partida com muitos erros que resultaram em golo. Trincão, Ioannidis, Castillo (autogolo) e Maxi Araújo marcaram para os campeões, Arcanjo para os vitorianos.
Ambas as equipas entraram pressionadas para este jogo, embora com pressões diferentes. O Sporting viu FC Porto e Benfica vencerem, enquanto o Vitória SC viu todos os adversários diretos pelo quinto lugar perderem pontos.
Os leões entraram mais fortes em Guimarães e causaram, desde muito cedo, dificuldades à equipa da casa. O primeiro quarto de hora foi de sufoco leonino, com algumas oportunidades, mas pouca clareza na definição.
Luís Pinto alterou o esquema defensivo, trocando Camara com Samu, e a equipa melhorou, mas acabou mesmo por sofrer à passagem da meia-hora.
Erro de todo o tamanho de Samu, que deixou a bola passar, e esta foi ter com Trincão, que em situação de três contra três. O 17 leonino jogou em Ioannidis, o grego devolveu e, à segunda, Trincão fez o primeiro da partida, já depois da bola ir ao poste.
Apesar do golo sofrido, o Vitória foi discutindo o jogo e podia ter nivelado as contas, quando Mitrovic deixou Samu na cara de Rui Silva e o médio português atirou por cima, quando tinha tudo para fazer golo.
E como quem não marca, sofre... Depois da chance de Samu, o Sporting CP, saiu desde o pontapé de baliza e fez o golo. Jogada coletiva fantástica, que terminou com um grande cruzamento de Mangas para a cabeça de IoannidisNo ar, o grego não teve medo do pé alto de Abascal e marcou o segundo.
Vantagem de dois golos da turma de Rui Borges ao intervalo.
Luís Pinto trouxe caras diferentes para o segundo tempo e a resposta foi de alto nível. Diogo Sousa e Arcanjo trouxeram agressividade, atrevimento e qualidade aos vitorianos e o Vitória SC reduziu, com uma grande ajuda de Rui Silva. Aos 50´, o cabo-verdiano rematou de fora da área e Rui Silva parecia ter a bola controlada, mas largou-a para dentro da baliza.
A reação dos da casa parecia firme, mas tudo desmoronou com um golo, no mínimo, esquisito dos leões. Livre ao segundo poste, Suárez cruzou para o meio da área e Castillo, traído pelo relvado, desviou a bola para a sua baliza.
O golo afetou a equipa vimaranense e o quarto aconteceu de forma natural. Suárez isolou-se pela direita, rematou para defesa incompleta de Castillo e, na ressaca, Maxi Araújo encostou para um golo fácil.
O Sporting CP passa num dos terrenos mais difíceis da Liga Portugal Betclic e não deixa o FC Porto disparar ainda mais na liderança.
Fotis Ioannidis (Sporting): O melhor em campo. Marcou com um grande cabeceamento, jogou muito bem em apoio e facilitou sempre o jogo leonino a jogar atrás de Suárez. Foi a primeira vez que coexistiu com o colombiano e mostrou que podem jogar os dois no ataque.
Juan Castillo (Vitória SC): Tremeu. É mal batido no terceiro e no quarto golo e deixou cair por terra as aspirações do Vitória SC na partida.
Miguel Nogueira fez uma primeira parte boa e começou a complicar o jogo no segundo tempo, apitando muito para ambas as equipas. A expulsão de Nélson Oliveira parece algo forçada, parece ser motivo para apenas cartão amarelo. No cômputo geral, a nota é positiva até aos 87´ minutos. Não teve influência no resultado.

Onze do Vitória SC:
Juan Castillo, Miguel Maga, Rodrigo Abascal, Thiago Balieiro, João Mendes, Gonçalo Nogueira, Matija Mitrovic, Oumar Camara, Samu Silva, Noah Saviolo, Alioune Ndoye

Onze do Sporting:
Rui Silva, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas, Morten Hjulmand, João Simões, Francisco Trincão, Fotis Ioannidis, Maxi Araújo, Luis Suárez
1':

Começou a partida!
10':

Sporting: Ricardo Mangas
apareceu solto do lado esquerdo depois de uma grande jogada dos leões mas atirou ao lado da baliza de Castillo!
13':

Sporting: Luis Suárez
desviou um cruzamento açucarado de Trincão e Castillo defendeu por duas vezes ao seu compatriota
13':

Sporting: Morten Hjulmand
ganhou nas alturas, sacode Maga perto da linha de golo
17':

Primeiro quarto de hora de sufoco do Sporting CP em Guimarães. A equipa de Rui Borges tem conseguido entrar na área e criar oportunidades, só tem faltado a definição
19':

Sporting: Francisco Trincão
rematou à entrada da área, Castillo defendeu para a frente e Maga cortou contra um defensor do Sporting
31':

GOLO Sporting! Francisco Trincão marca
Francisco Trincão marca o seu 4º golo na prova (15 jogos) Francisco Trincão marcou o seu 43º golo na equipa (178 jogos)
Marca o Sporting em Guimarães! Erro de todo o tamanho de Samu, que deixou a bola em Trincão e este avançou em situação de três contra três. Jogou em Ioannidis, o grego devolveu e, à segunda, Trincão fez o primeiro da partida
41':

Vitória SC: Samu Silva
, que perdida! Lançamento rápido de Maga, Mitrovic deixa Samu na cara de Rui Silva e o português atira por cima!
42':

GOLO Sporting! Fotis Ioannidis marca
Fotis Ioannidis marca o seu 3º golo na prova (10 jogos) Fotis Ioannidis marcou o seu 6º golo na equipa (18 jogos)
Quem não marca, sofre. O Vitória desperdiçou o golo e o Sporting CP, desde o pontapé de baliza, fez o golo. Jogada coletiva fantástica, a culminar com um grande cruzamento de Mangas para a cabeça de Ioannidis, que colocou muita força no cabeceamento para o fundo das redes
45 +2':

Vitória SC: Alioune Ndoye
foi descoberto dentro da área por Nogueira e o avançado atirou contra um defensor
46':

Superioridade do ~Sporting vai-se traduzindo no resultado. Os leões entraram fortes e determinados a resolver o jogo. Trincão e Ioannidis marcaram, Samu desperdiçou uma grande oportunidade
50':

GOLO Vitória SC! Telmo Arcanjo marca
Telmo Arcanjo marca o seu 1º golo na prova (13 jogos) Telmo Arcanjo marcou o seu 8º golo na equipa (57 jogos)
Reduz o Vitória, cortesia de Telmo Arcanjo, com grande ajuda de Rui Silva! O cabo-verdiano rematou de fora da área e Rui Silva parecia ter a bola controlada, mas largou-a para dentro da baliza!
63':

GOLO Sporting: Juan Castillo marca na própria baliza!
Inacreditável golo do Sporting! Livre ao segundo poste, Suarez cruzou para o meio da área e Castillo, traído pelo relvado, desviou a bola para a sua baliza.
69':

Sporting: Iván Fresneda
apareceu dentro da área e rematou ao lado com o pé esquerdo
77':

Vitória SC: Alioune Ndoye
cabeceou depois de cruzamento de Arcanjo, saiu para canto
79':

GOLO Sporting! Maxi Araújo marca
Maxi Araújo marca o seu 3º golo na prova (12 jogos)
88':

Cartão vermelho para Nélson Oliveira (Vitória SC)
Nélson Oliveira vê o seu 1º vermelho na prova (15 jogos)
90 +7':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Fotis Ioannidis (SCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo.









































