Xavi Hernández: «Messi não regressou ao Barcelona porque o presidente Laporta não quis» | OneFootball

Xavi Hernández: «Messi não regressou ao Barcelona porque o presidente Laporta não quis» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·9 de marzo de 2026

Xavi Hernández: «Messi não regressou ao Barcelona porque o presidente Laporta não quis»

Imagen del artículo:Xavi Hernández: «Messi não regressou ao Barcelona porque o presidente Laporta não quis»

Xavi Hernández, uma das figuras históricas do Barcelona, concedeu uma entrevista ao La Vanguardia na qual deixou duras críticas a Joan Laporta, presidente do clube catalão. Entre vários temas abordados, o antigo treinador do conjunto catalão apontou o regresso falhado de Lionel Messi ao Barcelona como um dos episódios mais marcantes da sua passagem pelo emblema blaugrana.

«Leo estava contratado. Em janeiro de 2023, depois de ganhar o Mundial, entrámos em contacto e ele disse-me que gostaria de voltar. Falámos até março e eu disse-lhe: “Quando me deres luz verde, falo com o presidente”.O presidente começou a negociar o contrato com o pai do Leo, e tínhamos a aprovação da LaLiga, mas foi o presidente que voltou atrás. O meu interesse é dizer a verdade e o Leo não veio para o Barça porque o presidente não quis. Não foi nem por causa da LaLiga nem porque o Jorge Messi pediu mais dinheiro. Isso é mentira», explicou.


OneFootball Videos


Sem treinar desde a temporada 2023/24, Xavi explicou também as circunstâncias da sua saída do clube. Segundo o antigo médio, a decisão não partiu diretamente do presidente: «Demitiu-me sem me dizer a verdade, influenciado por alguém que acredito estar acima do presidente, Alejandro Echevarría. Ou seja, foi Alejandro quem me despediu do cargo de treinador.»

Poucas horas depois da publicação da entrevista, Joan Laporta respondeu às declarações de Xavi e mostrou-se surpreendido com as acusações: «Fiquei surpreendido e doeu-me. É difícil ser presidente do Barça porque é preciso tomar decisões muito difíceis, como foi o caso de despedir o Xavi», começou por dizer.

O dirigente defendeu ainda que os resultados acabaram por justificar a decisão. «Os factos dizem-me que tinha razão porque com o Xavi ainda estaríamos a perder. Compreendo que esteja magoado, com os mesmos jogadores perdia e agora o Flick está a ganhar», afirmou, indo mais longe:

«Também dói que se tenha deixado usar e que, para me prejudicar, tenha atacado o Alejandro Echevarría, que, juntamente com Rafa Yuste, foi dos que mais o defenderam. Quis difamar-me. Deixou-se usar pelo Víctor Font, que está por trás dele e quer sabotar o processo eleitoral.»

Ver detalles de la publicación