
Central do Timão
·2 de septiembre de 2025
Zagueiro revelado na base do Corinthians volta a atuar pelo clube após pouco mais de um mês

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·2 de septiembre de 2025
No início da noite do último domingo, 31 de agosto, o Corinthians recebeu o Palmeiras, na Neo Química Arena, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 e empatou pelo placar de 1 x 1. O lateral Joaquim Píquerez (contra) foi quem marcou o gol corinthiano. Com o resultado, o Alvinegro estagnou na 12ª posição com 26 pontos (seis vitórias, oito empates e oito derrotas).
O Derby ficou marcado pelo retorno do zagueiro João Pedro Tchoca aos gramados. O defensor de 21 anos não atuava com a camisa corinthiana desde o último dia 26 de julho, quando o Alvinegro empatou por 1 x 1 com o Botafogo, fora de casa, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
No clássico de ontem, João Pedro Tchoca foi acionado pelo técnico Dorival Júnior aos 15 minutos da segunda etapa, quando entrou no lugar do volante Raniele, que deixou o gramado com dores musculares. Antes de voltar a atuar, ficou no banco de reservas – e não foi acionado – nas partidas contra Palmeiras (duas na Copa do Brasil – oitavas – e uma no Brasileirão), Juventude (F), Bahia (C) e Vasco da Gama (F), todas essas pelo Campeonato Brasileiro, e Athletico-PR (F), pela ida das quartas da Copa do Brasil.
De acordo com o Sofascore, aplicativo de estatísticas esportivas, o camisa 47 acumulou os seguintes números ao longo dos 30 minutos que esteve em campo: quatro cortes, um desarme, 17 ações com bola, 9/11 passes certos (82%), 1/2 passes longos certos, 1/2 duelos ganhos pelo chão e 1/2 duelos ganhos aéreos. Sua nota foi de 6,7.
Nesse intervalo de pouco mais de um mês, só não esteve no banco de reservas na partida contra o Fortaleza, que terminou empatada por 1 x 1, em Itaquera, pela 18ª rodada da competição nacional. João Pedro Tchoca foi integrado ao elenco profissional do Corinthians após a conquista do Copinha 2024, diante do Cruzeiro, na Neo Química Arena.
Inicialmente, não teve tantas oportunidades e foi emprestado ao Ceará na metade de 2024, onde teve destaque, sendo um dos pilares da campanha de recuperação da equipe no acesso à elite nacional após quatro temporadas. No início de 2025, retornou ao Parque São Jorge e ganhou oportunidades com a comissão técnica de Ramón Díaz nos primeiros meses do ano.
Porém, após uma falha na partida de ida da terceira fase da Conmebol Libertadores, diante do Barcelona-EQU, fora de casa, acabou perdendo espaço e, desde então, mesmo com a troca de comissão técnica – Dorival Júnior assumiu no dia 28 de abril de 2025 – vem buscando recuperar seu espaço.
Ao todo, são 19 jogos com a camisa corinthiana, sendo 10 vitórias, oito empates e uma derrota, marcando um gol e concedendo uma assistência. Com contrato se encerrando em dezembro de 2026, fez parte do elenco campeão estadual diante do Palmeiras, na Neo Química Arena.
Veja Mais: