MundoBola Flamengo
·26 de julio de 2025
Zé Elias vê Filipe Luís em meio a dilema após contratações: 'Vai sair gente'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·26 de julio de 2025
O Flamengo anunciou a contratação de Saúl, e nos próximos dias irá oficializar as chegadas de Emerson Royal, Samuel Lino e Carrascal. Esse verdadeiro pacote de reforços, que começou com Jorginho durante a Copa do Mundo, faz com que Filipe Luís viva um dilema, segundo Zé Elias.
De acordo com o ex-jogador e hoje comentarista, Filipe Luís terá um verdadeiro problema para encaixar todas essas peças num time titular.
Zé Elias ainda projeta saídas, já que acredita num Flamengo não deixando no banco reforços que custaram tão caro aos cofres do clube.
"O grande problema é como o Filipe Luís vai encaixar todas essas peças no time. Você não vai pagar 25, 14, 8, 10 milhões de euros e vai deixar os caras no banco. Acho que provavelmente vai sair gente. Estou curioso para ver esse Flamengo novo.", dispara Zé Elias.
Apesar do preço pagos pelas contratações, que são reflexo de um mercado inflacionado, o Flamengo contrata justamente para fortalecer seu plantel. Com uma verdadeira maratona de competições pela frente, é crucial para o Rubro-Negro ter opções de qualidade em todos os setores.
Com a chegada de Saúl, muitos o projetam como um titular absoluto, Polivalente, o espanhol é um segundo-volante de origem, porém, pode jogar aberto, numa função semelhante a de Gerson.
Porém, Filipe Luís ainda conta com nomes como Pulgar, De La Cruz, Arrascaeta e Jorginho, todos com condição de serem titulares, além de Carrascal, próximo de ser contratado. Com isso, só uma mudança de esquema para encaixar esses jogadores, coisa que Zé Elias não enxerga.
O comentarista duvida do movimenta, e vê o atual 4-2-3-1 de Filipe Luís funcionando muito bem para essa tática de perde e pressiona, que pode ser perdida aumentando o número de meio-campistas.
"Precisa ver como o Felipe vai encaixar tudo isso. Porque nós estamos vendo no time do Flamengo jogando nesse: perde a bola, pressiona, perde a bola, pressiona. É um ritmo altíssimo. Como que ele vai encaixar esse jogo com um jogador centralizado e dois meias, né? Pensando no Saúl", analisa.
Se algumas peças precisam ser encaixadas e outras vão sair, para Zé Elias, Luiz Araújo e unanimidade.
Segundo o ex-jogador, o camisa 7 rubro-negro dificilmente sai do time, pois é uma válvula de escape do meio pra frente, que além de viver grande fase tecnicamente, é importantíssimo taticamente.
"O Luiz Araújo joga hoje para fazer essa função. Tecnicamente, eu não acho que o Luiz Araújo seja aquele jogador fantástico. Ele cumpre funções. Sempre você tem que ter um ou outro que vai cumprir a função tática para dar liberdade. Ele vai sacar o Luiz Araújo? Não. Hoje é difícil", declara Zé Elias.