Zerozero
·16 de enero de 2026
Zidane recorda tempos no Real Madrid: «Quando aceitaram trabalhar, tudo acabou e chegou a alegria»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·16 de enero de 2026

Numa altura em que a atualidade do Real Madrid tem sido marcada pela instabilidade no comando da equipa principal - Xabi Alonso foi despedido e Arbeloa assumiu o seu lugar, mas estreou-se com uma derrota na Taça -, Zidane - que não treina desde o verão de 2021 - recordou a sua passagem pelos merengues, destacando a receita para o sucesso.
Em declarações ao canal de Hamidou Msaidie, o francês falou sobre os primeiros tempos no comando técnico dos espanhóis e sobre as adversidades que teve de superar.
«Estávamos a preparar um jogo contra o Ebro e surgiu-nos a oportunidade de treinar a equipa principal. Quando comecei no Real Madrid Castilla [equipa B], tinha o sonho da equipa principal, mas após perder três jogos logo no início, achei que tudo acabaria ali», começou por afirmar.
«No princípio, chegávamos às 09h e saíamos às 23h. Sabia onde me estava a meter. Tínhamos a melhor equipa do mundo. Olhava para os jogadores e sabia que, se trabalhássemos bem, poderíamos alcançar coisas importantes, e foi o que aconteceu. Não queríamos que os treinos fossem todos iguais.»
Ainda assim, Zidane deu destaque a uma conversa que teve com o grupo: «Chegámos a um ponto crítico. A equipa não estava bem fisicamente e tivemos de lhes incutir a ideia de que precisavam de trabalhar em equipa.»
«Pudemos trabalhar durante a semana, porque só tínhamos a liga. Reuni-me com os quatro capitães e disse-lhes o que queria deles para ver se estavam comprometidos. Quando aceitaram trabalhar, tudo acabou e chegou a alegria. Redescobrimos a motivação deles. Trabalho e alegria. Pusemo-los a correr», acrescentou, recordando os tempos difíceis vividos inicialmente.
«No Real Madrid, estávamos à disposição dos jogadores. Para mim, é isso que torna a equipa forte: estás lá para o jogador. Se não entendes isto, não podes durar nesta profissão. Estamos lá para os apoiar. Tens de demonstrar que estás lá para eles. Para que o balneário aceite o que queres implementar, temos de lhes cair bem. Se os jogadores não estiverem de acordo com tudo o que lhes é dado, faltará sempre algo. Connosco, creio que desfrutaram muito a todos os níveis. Incutimos muita confiança aos jogadores.»
Recorde-se que Zidane orientou o Real Madrid durante seis temporadas consecutivas, tendo conquistado 11 títulos durante esse período.
En vivo









































