Jogada10
·17 de febrero de 2026
Zubeldía afasta favoritismo contra o Vasco e analisa evolução do Fluminense

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·17 de febrero de 2026

O Fluminense confirmou sua vaga na semifinal do Campeonato Carioca ao vencer o Bangu por 3 a 1, nesta segunda-feira (16). Após o triunfo no Maracanã, o técnico Luis Zubeldía projetou o próximo desafio da equipe: o clássico contra o Vasco. O confronto marca o reencontro dos rivais após a eliminação tricolor na Copa do Brasil, em dezembro do ano passado.
Contudo, Zubeldía rejeitou o clima de revanche imediata. O treinador argentino enfatizou que o momento atual é distinto daquele vivido no fim da temporada passada.
“São partidas diferentes… Tem condição de clássico, são 180 minutos novamente. Que façamos uma partida boa como estamos fazendo. Contextos diferentes… O certo é que a equipe vem respondendo apesar dos contextos. Isso é sempre bom. É nosso desejo. Vamos em busca de poder avançar. Primeiro jogo acho que vamos jogar aqui. Queremos fazer os primeiros minutos muito bons e depois veremos os outros 90 minutos.”
E o técnico ainda enfatizou que sua equipe não é favorita para o confronto contra o Cruz-Maltino:
“Não (vejo o Fluminense como favorito). Sempre quero que minha equipe ganhe. O contexto do rival é o contexto do rival. Estamos focados em nós mesmo. Para passar pela final, temos que superar o Vasco. Vamos fazer o possível para avançar, que é o que queremos.”
Sobretudo, o comandante destacou a inteligência tática de seus atacantes. Zubeldía elogiou a movimentação entre Savarino e Canobbio, que trocaram de posição durante o jogo e confundiram a marcação adversária. Segundo ele, a velocidade de raciocínio e execução do venezuelano foi crucial para a efetividade do time.
“Savarino… é incrível, quando parou o jogo aos 25 minutos, era trocar com o Canobbio de posição. É normal que um extremo vá para um lado e outro vá para o outro. Hoje Canobbio dava uma oportunidade ao lateral para recompor. Savarino é mais rapido para chutar. Quando o lateral se adaptou aos tempos de Canobbio, na parada, se adaptou ao tempo de Savarino. O lateral esquerdo quando se adaptou ao tempo de Savarino, estava Canobbio, que fez o cruzamento. Quando o lateral direito se acostumou ao tempo de Canobbio, apareceu Savarino, que foi um “tac” mais rápido. Que problema para o lateral. Em um segundo, muda o tempo de resolução. Foi efetivo. Isso manda no futebol, a efetividade. Para isso vim aqui.”
Além disso, o técnico abordou a situação defensiva. Zubeldía saiu em defesa de Juan Freytes, alvo de algumas críticas, e elogiou o trio de zagueiros que vem atuando (Freytes, Jemmes e Ignácio). Ele afirmou que o mercado segue aberto, mas que contratações só serão feitas se elevarem o nível do elenco.
Por fim, há preocupação com o departamento médico. Arana e Hércules sofreram lesões e são dúvidas para a semifinal.
“Não sei (se podem enfrentar o Vasco). (…) Não sei como será a recuperação. Vamos ver a evolução. O departamento médico pode ter tudo mais claro”.
O Fluminense terá a vantagem de decidir o confronto em casa. A primeira partida da semifinal será realizada já no próximo fim de semana.









































