MundoBola
·3 de diciembre de 2025
Zubeldía enaltece sacrifício de Soteldo, craque da vitória do Fluminense

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·3 de diciembre de 2025

Luis Zubeldía, técnico do Fluminense, elogiou publicamente Yeferson Soteldo após a vitória sobre o Grêmio, nesta terça-feira (2), pela 37ª rodada do Brasileirão. O venezuelano marcou os dois gols na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e foi o principal nome do jogo.
Depois da partida, Zubeldía afirmou que Soteldo apresentou um desempenho completo, equilibrando produção ofensiva e disciplina tática. Ele ressaltou a forma como o jogador tratou cada ação com responsabilidade, especialmente quando o time não tinha a bola.
“Bom, acredito que Soteldo fez um trabalho bastante completo, porque por um lado marcou os gols e, por outro, cuidou da bola e ainda se sacrificou muito defensivamente, às vezes formando uma linha de cinco, recuperando bolas. Então, foi uma partida bastante completa”, observou.
Zubeldía também aproveitou a análise para reforçar a importância das exigências atuais do jogo. Ele explicou que, hoje, pontas e extremos precisam assumir mais responsabilidades defensivas, devido ao estilo de construção adotado pela maioria dos times.
O treinador destacou que a evolução do futebol obriga os atletas de ataque a compensarem avanços dos zagueiros rivais. Para o argentino, a recomposição faz parte do contexto competitivo contemporâneo.
“Acho que, hoje em dia, os pontas são obrigados a fazer um trabalho defensivo de recomposição, porque os times, quase todos, progridem mais com seus zagueiros; na construção do jogo eles avançam mais, penetram mais, e isso já levou o futebol a tornar mais complexas as funções defensivas dos wingers, dos extremos”, apontou.
Na visão de Zubeldía, Soteldo soube equilibrar intensidade defensiva e capacidade criativa no terço final. Mesmo atuando mais adiantado, o venezuelano não deixou de cumprir com as demandas coletivas. Para o técnico, esse esforço se transforma em confiança e impacto ofensivo.
O comandante destacou que o bom desempenho individual só se sustenta quando há contribuição do grupo. Segundo Zubeldía, os dois gols do Fluminense foram consequência direta de uma engrenagem coletiva bem executada.
“E Soteldo, que é um jogador mais do último terço do campo, percorrendo bastante defensivamente sem perder força ofensiva, é uma boa notícia, porque não só fez um bom trabalho em equipe, como ainda permitiu que tivéssemos dois gols. Claro que isso acontece por meio de um jogo coletivo, de um trabalho de equipe, não é? Para que Soteldo possa fazer gols também”, concluiu.









































