Manchester City F.C.
·21 janvier 2025
In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·21 janvier 2025
Vitor Reis é a mais recente contratação para se juntar ao Manchester City após concluir sua transferência do Palmeiras.
O jovem brasileiro de 19 anos assinou um contrato de quatro anos e meio e se juntará ao time de Pep Guardiola pelo resto da temporada 2024/25.
Aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre nosso novo zagueiro...
Vitor de Oliveira Nunes dos Reis, para dar a ele seu nome completo, nasceu em São José dos Campos, no estado de São Paulo, e comemorou seu aniversário de 19 anos em 12 de janeiro.
Depois de jogar em uma academia em sua cidade natal, ele se juntou ao Palmeiras, na cidade de São Paulo, aos 10 anos em 2016.
Destro, ele pode jogar como zagueiro ou lateral e sempre quis ser zagueiro, de acordo com sua mãe, Ana Maria.
"Quando ele tinha sete anos, o treinador disse que ele seria zagueiro e ele gostou da ideia. Eu não sabia o que pensar sobre isso porque eu nem sabia o que era um zagueiro na época. Mas o treinador estava certo", ela foi citada como tendo dito no The Guardian.
Reis venceu o Campeonato Brasileiro Sub-17 e a Copa do Brasil Sub-17 em 2022 e 2023 antes de subir para o time principal do Palmeiras.
Ele também ganhou três partidas pela seleção brasileira sub-16 e fez oito aparições pela seleção nacional sub-17.
Com apenas 18 anos, ele fez sua estreia profissional pelo Palmeiras em junho de 2024 e nunca mais voltou para o time juvenil, rapidamente se estabelecendo como titular do time principal.
Um primeiro gol veio na semana seguinte contra o Corinthians e ele também marcou em uma vitória da Copa do Brasil sobre o Flamengo, embora eles tenham sido derrotados no agregado.
Tal foi seu impacto, que Reis foi nomeado para o Time do Ano da Liga Brasileira de 2024.
Conhecido como Troféu Mesa Redonda, uma longa lista de jogadores é indicada pelos fãs antes que os especialistas a reduzam para aqueles que eles consideram que tiveram o melhor desempenho.
O zagueiro brasileiro e do Paris Saint-Germain, Marquinhos, é uma influência em seu estilo de jogo devido às suas capacidades técnicas e defensivas.
"Sempre admirei Marquinhos", ele disse anteriormente. "Sempre assisto aos seus jogos e me inspiro em sua atitude dentro e fora de campo."
E o especialista em futebol sul-americano Tim Vickery consegue entender as comparações com o jogador do PSG e outro elegante zagueiro brasileiro, Thiago Silva.
"Elegante com a bola, cabeça erguida e pode jogar na defesa", disse ele na Sky Sports. "Versátil defensivamente, ele pode atuar em uma defesa de três ou quatro. Mais feliz na direita, mas já jogou na esquerda. A outra coisa são as qualidades de liderança."
Embora ele possa não ter jogado na Premier League, ele tem experiência com atacantes da Inglaterra, tendo enfrentado os jovens Three Lions como capitão do Brasil em uma vitória por 2 a 1 na Copa do Mundo Sub-17 em 2023.
E ele pode reconhecer alguns rostos familiares na CFA, como o trio de ataque da Inglaterra naquele dia composto pelo trio EDS Justin Oboavwoduo, Matty Warhurst e Joel Ndala, atualmente emprestado ao PSV, e capitaneado por Lakyle Samuel.
Vitor segue os passos diretos do atacante Gabriel Jesus, que fez a mesma mudança do Palmeiras para o City.
Ele fez 236 jogos pelos Blues, marcando 95 vezes e ganhando grandes troféus, incluindo quatro títulos da Premier League.
Uma olhada na história do Palmeiras é admirar a história dos maiores defensores brasileiros de todos os tempos e esperamos que nossa nova contratação possa entrar nessa lista.
Entre eles estão Djalma Santos, Cafu e Roberto Carlos, considerados alguns dos maiores laterais de todos os tempos.