Zerozero
·31 octobre 2025
60 anos depois, FC Porto e SC Braga voltam a medir forças com técnicos estrangeiros ao leme

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·31 octobre 2025

FC Porto e SC Braga protagonizam, no próximo domingo, um dos duelos mais antecipados da décima jornada da I Liga. Dragões e arsenalistas medem forças no Estádio do Dragão, pelas 20h30, sendo este um confronto pautado por um curioso detalhe: ambas as formações são atualmente orientadas por técnicos estrangeiros.
Este inédito facto colocou o zerozero em alerta e aguçou a curiosidade do nosso portal. Sendo Carlos Vicens o primeiro treinador outsider do SC Braga em 22 anos - desde 2002/03 -, importa, então, saber: quando foi disputada a última partida em que ambos os emblemas apresentavam técnicos estrangeiros ao leme?
Após uma meticulosa investigação pela nossa recheada base de dados, foi possível determinar o tempo que é necessário recuar até encontrar um jogo que cumpra a condição mencionada anteriormente. Palpites, caro leitor?
A resposta é simples, mas surpreendente: 60 anos. É preciso puxar a fita até à longínqua temporada 1965/66, altura em que as duas formações eram orientadas por treinadores que não eram portugueses. Venha connosco nesta viagem ao passado!
Como mencionado anteriormente, os embates entre FC Porto e SC Braga da temporada 1965/66 representam, para já, a última ocasião em que as duas equipas enfrentaram-se com treinadores estrangeiros ao leme.
Os da cidade Invicta eram orientados, à data, pelo brasileiro Flávio Costa, ao passo que os minhotos tinham no banco de suplentes o argentino José Valle. No jogo disputado na casa dos portuenses - no Estádio das Antas -, o desfecho foi positivo para os caseiros.
Custódio Pinto abriu o marcador à passagem do minuto 32, colocando os dragões em vantagem. Estêvão restabeleceu a igualdade pouco depois, mas Valdemar recolocou os portistas na dianteira do embate. No segundo tempo, Adão Craveiro voltou a igualar as hostilidades, antes de Jaime e Amaury rubricarem os tentos do triunfo azul e branco.
Na partida disputada em Braga - a 3 de outubro de 1965 -, nenhum dos conjuntos conseguiu desatar o nó e o nulo manteve-se até ao apito final.
Os confrontos entre FC Porto e SC Braga de 1965/66 não foram os únicos a contar com dois técnicos estrangeiros nos respetivos bancos de suplentes. Considerando apenas os embates para o campeonato, este cenário repetiu-se por mais sete ocasiões no passado.
De olhos postos na tabela acima, destaque para a eficácia dos dragões neste tipo de jogos. Os azuis e brancos venceram seis dos nove jogos mencionados, rubricando pelo menos quatro golos em mais de metade das vitórias obtidas frente aos arsenalistas.
Além disso, os portuenses conquistaram quatro das cinco partidas disputadas na condição de visitado. Os minhotos, por sua vez, venceram os dragões por duas ocasiões (1959/60 e 1957/58), ambas com János Szabó no comando.
Francesco Farioli e Carlos Vicens acrescentam, assim, uma nova página neste capítulo. Este duelo, agendado para 2 de novembro, tornar-se-á o mais recente embate entre FC Porto e SC Braga com ambas as formações a serem orientadas por treinadores estrangeiros.
Relativamente ao histórico de confrontos entre ambas as equipas, este é extremamente favorável para a turma da Invicta. No total, foram realizados 171 jogos, sendo que 114 (67 por cento) terminaram com uma vitória azul e branca. O SC Braga, por sua vez, conquistou 27 triunfos e foram ainda registados 30 empates.
Aliás, a última vitória dos Gverreiros do Minho no Dragão aconteceu há cinco temporadas - na época 2020/21, os pupilos de Carlos Carvalhal conquistaram um suado triunfo (2-3) na casa dos dragões, em jogo a contar para as meias da Taça de Portugal.
Este foi um de apenas seis triunfos registados pelo SC Braga frente ao FC Porto na condição de visitante. A formação portuense venceu 70 dos 84 jogos disputados no Porto (83 por cento), o que confere algum favoritismo ao conjunto liderado por Farioli.
Ainda assim, as dúvidas serão apenas dissipadas dentro das quatro linhas.
Independentemente do resultado, este é um jogo que ficará para a história de ambos os clubes.









































