#60 FC Porto 1934-35 | OneFootball

#60 FC Porto 1934-35 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·29 juillet 2026

#60 FC Porto 1934-35

Image de l'article :#60 FC Porto 1934-35

Campeão regional pela 17.ª vez consecutiva, e só com vitórias (dez), o FC Porto entra por direito próprio na primeira edição da 1.ª divisão, ao lado de outros sete concorrentes.

A estreia é assim-assim, empate a um golo nas Salésias. O primeiro golo portista é do extremo-esquerdo Carlos Nunes e a figura é o guarda-redes Soares dos Reis, autor de uma defesa heróica a um penálti de Bernardo, já com 1:1 no marcador. Na semana seguinte, já na Constituição, o FC Porto dá 7:1 à Académica com hat-trick de Artur Alves (curiosidade maiúscula, nunca mais marcaria ao longo do campeonato).


Vidéos OneFootball


Segue-se o clássico vs. Benfica, no Lima, então o maior campo no Porto. Com lotação esgotada, o FC Porto supera-se e ganha 2:1 com Pinga a assinar o ponto em recarga a um penálti seu defendido por Amaro. O outro clássico é no final da primeira volta, novamente no Lima, numa tarde em que o Sporting até recupera de uma desvantagem de dois golos antes de Pinga completar um hat-trick.

À 10.ª jornada, a tranquilidade do líder FC Porto é abalada por um 3:0 do Benfica nas Amoreiras. O Sporting aperta o cerco e só está a dois pontos, com a perspectiva de um tira-teimas no derradeiro dia, em Lisboa. O FC Porto acusa o toque e acelera para o título de campeão nacional, com três vitórias seguidas, duas delas com chapa 7 - ali pelo meio, Estrela (União Lisboa) comete a proeza de celebrar um hat-trick a Soares dos Reis.

O último dia é de agitação. Se o Sporting ganha em casa, é campeão. Todos os outros resultados favorecem o FC Porto. Ao intervalo, 1:1 por Ferdinando e Carlos Nunes. A abrir a segunda parte, Lopes Carneiro adianta o FC Porto e o 2:2 de Soeiro a cinco minutos do fim é tão-só de consolação.

O FC Porto é o primeiro campeão de sempre da 1.ª divisão, guiado por um treinador húngaro chamado Joseph Szabo, transformado em José Sezabo aquando da passagem para a nacionalidade portuguesa. Contas feitas às 14 jornadas, há seis totalistas e o melhor marcador é Carlos Nunes, com 13 golos, mais um que Pinga.

A ocasião faz o dragão. Vai daí, FC Porto e Betis entendem-se para organizar uma Taça Ibérica no sentido de homenagear os campeões de Portugal e Espanha. O jogo está marcado para 7 Julho, no Ameal. Cerca de 15 mil pessoas deslocam-se ao campo para ver o 4:2 do FC Porto, com hat-trick de Pinga -- o outro golo portista da tarde, curiosamente o primeiro de todos, é de Pocas.

(a negrito, os jogos fora)

Eis o onze-base

Soares dos Reis (26 anos)

14 jogos/19 golos sofridos

Avelino (27)

12/0

Jerónimo (29)

14/0

Nova (32)

14/0

Carlos Pereira (23)

14/0

Álvaro Pereira (20)

14/0

Lopes Carneiro (21)

13/6

Valdemar (29)

12/5

Acácio Mesquita (25)

2/3

Pinga (24)

13/12

Carlos Nunes (20)

14/13

À propos de Publisher