A análise do FC Porto no Mundial de Clubes: dragão sem fogo e amedrontado | OneFootball

A análise do FC Porto no Mundial de Clubes: dragão sem fogo e amedrontado | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·24 juin 2025

A análise do FC Porto no Mundial de Clubes: dragão sem fogo e amedrontado

Image de l'article :A análise do FC Porto no Mundial de Clubes: dragão sem fogo e amedrontado

O FC Porto não conseguiu destacar-se nos Estados Unidos, com três jogos que resultaram numa desilusão no Mundial de Clubes, deixando a fase de grupos com um sabor amargo. Com base nos dados do SofaScore – um parceiro de estatísticas do Maisfutebol – examinámos a performance da equipa.

Inicialmente, a equipa de Martín Anselmi era vista como a favorita no Grupo A, apesar da concorrência de Palmeiras e Inter Miami. No entanto, a equipa conseguiu marcar cinco golos e sofreu seis, com resultados de 0-0, 2-1 e 4-4. A média de golos é, assim, negativa, com 1.67 golos marcados e dois sofridos.


Vidéos OneFootball


No ataque, o FC Porto criou em média 2.7 “grandes oportunidades”, mas desperdiçou, em média, duas. Com 14 remates, apenas quatro foram direccionados à baliza, o que revela uma falta de eficácia.

Nos duelos, a equipa portista teve uma taxa de sucesso de 48 por cento, destacando-se mais em duelos no relvado do que no ar.

Na defesa, os dragões não sofreram golos apenas contra o Palmeiras (0-0), com médias de dez desarmes, sete interceções, 42 recuperações de posse, 19 alívios e quatro defesas.

Borges, Samu e Ramos: os destaques individuais

Gonçalo Borges, que pediu mais oportunidades a partir do banco, não foi utilizado no jogo contra o Palmeiras, mas foi uma aposta na segunda parte contra o Inter Miami e o Al Ahly. O extremo de 24 anos precisou de apenas cinco minutos para realizar uma assistência, na madrugada de terça-feira.

No jogo contra o Al Ahly, Borges assistiu William Gomes para o golo do 2-2. Numa partida de contra-ataques, o extremo conseguiu destacar-se.

Assim, regressa ao Porto com médias de três “grandes oportunidades” criadas, dois remates, cinco cruzamentos, quatro dribles, 2.5 “passes chave” e uma eficácia de passe de 88.9 por cento.

No que diz respeito ao desempenho coletivo, Samu foi o que mais se destacou em remates à baliza e golos, sendo o único a marcar dois, superando Rodrigo Mora, William Gomes e Pepê. Quanto a assistências, Gonçalo Borges, Gabri Veiga e Fábio Vieira terminaram empatados.

Segundo a classificação do SofaScore – à data da redação deste texto – o FC Porto ocupava a 21.ª posição entre os 32 participantes do Mundial de Clubes.

À propos de Publisher