MundoBola Flamengo
·21 juillet 2025
A arte de viver no caos: Filipe Luís revela como sobrevive no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·21 juillet 2025
Mais uma vez, a montanha-russa que se tornou a temporada 2025 do Flamengo deu o ar da graça no Maracanã. No último domingo (20), Filipe Luís voltou a colocar Pedro em campo, e o atacante decidiu com o gol da vitória sobre o Fluminense, por 1 a 0. Mais um sinal de como as coisas mudam rápido.
O próprio Pedro estava afastado nos dois jogos anteriores, contra São Paulo e Santos, e ainda foi criticado publicamente por Filipe Luís pelos treinos abaixo do ritmo. O técnico chegou a dizer que o camisa 9 estava abaixo dos companheiros em todos os dados coletados pelo GPS.
No entanto, Pedro ouviu o recado, se defendeu e voltou a trabalhar, culminando na chance de entrar contra o Fluminense. E rendeu o gol da vitória, editando mais uma volta por cima — até o momento — do atacante no clube.
E o ambiente naturalmente turbulento do Flamengo, em que pequenas coisas têm potencial para virar crise, contagia Filipe Luís. Após vencer o Fluminense, o treinador explicou como se mantém motivado em um ambiente que pode ser considerado caótico — e disse não se importar mais com a pressão.
"Obrigado por essa pergunta. Eu sou muito apaixonado pelo que eu faço. Eu gosto muito de viver nessa pressão, me sinto confortável. Estou há muito tempo no meio do futebol, já me senti afetado por críticas. Hoje, eu lido muito bem com essa situação", afirmou.
Na opinião do ex-lateral-esquerdo, é impossível trabalhar no Flamengo sem ter a habilidade de "lidar com o caos". Como um universo quase que particular, o Rubro-Negro tem o talento de gerar situações que muitas vezes só são vistas na Gávea — ou no Ninho. E cabe ao técnico saber gerenciar.
"Vivo muito bem nesse caos, porque para trabalhar no Flamengo você tem que saber lidar com o caos. Tem que saber viver no meio dessa loucura que é esse clube", admitiu Filipe Luís.
Por fim, Filipe Luís ressaltou o apoio da família e voltou a ressaltar que ama a profissão que escolheu seguir — até quando as coisas não vão bem. Segundo ele, ainda há um longo futuro pela frente na posição de técnico.
"E desfruto, porque quando uma pessoa ama, é apaixonada pelo que faz e tem o apoio da família, eu aproveito. E eu já falei para vocês: eu gosto até de quando a fase é ruim. Então, vai longe essa profissão aqui", finalizou Filipe Luís.
Após vencer o Fluminense, Filipe Luís já começa a trabalhar o time do Flamengo a partir desta segunda, já que o compromisso seguinte vem na quarta-feira. O adversário será o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, a partir das 21h30 (horário de Brasília).
Direct
Direct