Calciopédia
·27 novembre 2025
A Atalanta bateu o Frankfurt e se firmou na luta pelas oitavas da Champions League

In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·27 novembre 2025

Após duas derrotas seguidas sofrendo três gols, chegou a vez de a Atalanta devolver a cortesia – pior para o Eintracht Frankfurt, que desmoronou no segundo tempo em pleno Deutsche Bank Park. A Dea precisou de apenas cinco minutos para liquidar um confronto até então equilibrado. O 3 a 0, pela quinta rodada da Champions League 2025-26, foi um show de Lookman, que não só reafirmou seu pedido de desculpas à torcida como consolidou os nerazzurri na briga pela vaga direta nas oitavas da competição.
Apesar do revés diante do Napoli no último fim de semana, na estreia de Raffaele Palladino como treinador, o time italiano não havia feito uma partida ruim. Da mesma forma, o Frankfurt não jogou para sofrer um placar elástico – mérito da Atalanta, que soube aproveitar a fragilidade adversária após o primeiro gol. Para o duelo na Alemanha, o técnico alterou a formação e algumas peças em relação à derrota anterior: Carnesecchi no gol; Djimsiti, Hien e Kossounou na defesa; Zappacosta pela esquerda e Bellanova do lado oposto, com Éderson e De Roon centralizados. No ataque, Lookman e De Ketelaere deram suporte a Scamacca.
O confronto começou com os mandantes empurrados pela torcida. Aos 10 minutos, Chaïbi arriscou da entrada da área, mas Carnesecchi defendeu com tranquilidade. Pouco depois, o capitão Koch tentou de cabeça, mandando para fora. Foram as melhores chegadas dos alemães, que viram a resposta adversária aos 34: Lookman recebeu de De Ketelaere, girou sobre Collins e finalizou rasteiro de canhota, acertando a trave. Na sequência, após bate-rebate na área, Scamacca também carimbou o poste, num lance quase idêntico.
Em atuação poderosa, Lookman marcou um gol e forneceu uma assistência (EFE)
Duas oportunidades claras refletiram o equilíbrio da etapa inicial. Apesar de ainda estar no início de seu trabalho, Palladino já demonstra controle sobre o grupo, resgatando a confiança da equipe pré-Ivan Juric. Apesar de uma primeira etapa nada sonolenta, o jogo foi para os últimos 45 minutos com o placar zerado. No retorno, apenas uma mudança para o Frankfurt – Bahoya entrou no lugar de Burkardt, lesionado. Pouco antes disso, o camisa 9 desperdiçou boa chance após jogada de Brown, mas Hien fez corte providencial e evitou o gol.
O roteiro se repetiu até que, aos 59, a Atalanta responderia com o que seria o início do fim para os alemães. De Ketelaere avançou pela direita e, com um belo passe por cobertura, achou Lookman livre do outro lado. O atacante bateu de primeira, abrindo o placar. O Frankfurt ainda tentava se recompor quando, menos de dois minutos depois, o nigeriano achou Éderson infiltrando na área; o volante finalizou com calma, ampliando o placar. Demorou apenas 11 anos para um brasileiro conseguir se aproveitar de um apagão alemão – que ainda não teria fim.
Sem recuar, o time visitante voltou a atacar pela esquerda. Zappacosta cruzou, Scamacca acertou o travessão e, no rebote, De Ketelaere marcou o terceiro. Três gols em cinco minutos para liquidar o duelo. Com o resultado encaminhado, Palladino pensou adiante e promoveu as entradas de Krstovic, Zalewski e Musah nas vagas de Scamacca, Zappacosta e Éderson. Depois, Kolasinac substituiu Djimsiti e Sulemana entrou no lugar do muito aplaudido Lookman, que fez o seu melhor jogo na competição europeia após os atritos na janela de transferências.
O brasileiro Éderson também colocou seu nome na súmula na vitória sobre o Frankfurt (Getty)
Com o Frankfurt abatido e o placar definido, o jogo terminou com a Dea entre as 10 primeiras colocadas da Champions, somando 10 pontos ao lado de Borussia Dortmund, Chelsea, Sporting e Manchester City. Uma vitória separa os italianos do G8, já com mais da metade da fase de liga disputada. Palladino não poderia ter começado melhor: Hien se recuperou após atuação abaixo da média contra o Napoli, enquanto os dois principais jogadores dessa equipe, Lookman e De Ketelaere, empilharam oportunidades e controle em toda fase ofensiva. Os próximos passos são muito promissores para essa equipe, que só tende a crescer.
Na tentativa de aproveitar o ímpeto após essa goleada e se distanciar do pelotão de baixo da Serie A, a Dea receberá a Fiorentina antes do confronto com o Genoa, válido pelas oitavas da Coppa Italia. Pela Champions League, o próximo compromisso será contra o Chelsea, no dia 9 de dezembro, em Bérgamo – num duelo direto pelo topo da tabela. O Frankfurt, por sua vez, visitará o Barcelona na mesma data.









































