Glorioso 1904
·12 octobre 2025
À atenção do Benfica, Pedro Proença fala sobre mapeamento na FPF: "Não há..."

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·12 octobre 2025
Confrontado por alegado ampeamento clubístico na FPF, Pedro Proença deixou um aviso ao Benfica e rivais e esclareceu tudo sobre o tema
Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, pronunciou-se sobre a polémica sobre um alegado mapeamento clubístico dos órgãos sociais. Pouco tempo depois de Rui Costa ter abordado o tema, considerando ser 'grave' que algo desde género aconteça, o líder da FPF negou a existência disso.
Perante uma guerra aberta entre o Benfica e os rivais, o dirigente máximo do futebol português procurou deixar tudo a 'pratos limpos': "Não há qualquer mapeamento clubístico. Vamos lá ver se nos entendemos. Quando existiu o processo eleitoral, toda a gente sabe - é do conhecimento público -, as tendências clubísticas, direi eventualmente religiosas ou políticas dos candidatos".
Presente no Portugal Footbaal Summit, Proença explicou os requesitos para as escolhas que fez na sua lista: "A FPF tem nos seus altos quadros pessoas altamente competentes e foi o que se escolheu quando se escolheu esta candidatura, pessoas competentes e capazes de fazer, por exemplo, estes eventos reconhecidos mundialmente".
"Há uma página nova na FPF, nomeadamente nas regras de compliance, boas práticas. Hoje as pessoas são independentes. Estou há quase 30 anos no futebol, passei por áreas muito delicadas, difíceis, nunca escondi quais eram as minhas opções", acrescentou.
Por fim, Pedro Proença voltou a frisar que não existe mapeamento clubístico dentro da instiruição e afirmou o seguinte: "Aquilo que me apraz registar, enquanto presidente da FPF, é que hoje temos na FPF temos competência, pessoas independentes que querem reger a organização por estes princípios e dos quais eu não vou abdicar".