Zerozero
·2 octobre 2025
A garantia de Rui Costa: «Benfica não sairá do Dragão com sete pontos de atraso»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·2 octobre 2025
A derrota em Londres não roubou o otimismo a Rui Costa. O presidente do Benfica acredita que a equipa não sairá do Dragão, no domingo, a sete pontos de distância do FC Porto. Em declarações ao Now, o também candidato às eleições de 25 de outubro deixou a opinião e algumas revelações sobre outras questões do mundo encarnado.
RUI COSTA EM DISCURSO DIRETO:
«Derrota? O Benfica fica mais atrasado no campeonato mas não perde nada para já. Estamos a falar de sete pontos. Perdemos estes quatro pontos em casa que não deveríamos ter perdido e que nos deixam nesta situação. Mas nenhum campeonato se decide nesta jornada. (...) Não vou estar a pensar que o jogo não nos vai correr bem, porque não vamos sair do Dragão com sete pontos de atraso.»
«São jogos diferentes, bastante diferentes. Um é internacional, de Champions e com um adversário que acabou de ser campeão do mundo. José Mourinho diz que é mais difícil? É o nosso treinador a falar e tem todo o conhecimento das equipas e do futebol. Os jogadores sabem que não há vitórias morais. Perdemos contra o Chelsea, mas ficámos com a consciência que a resposta foi boa.»
«Não deveria ser, mas acredito que, pela parte emocional de um adepto, seja natural que a equipa estar ou não estar bem possa ser implicativo no desfecho. Ainda assim, enquanto presidente, a única coisa em que penso é na preparação da equipa e que possa sair do Dragão com a satisfação que os adeptos merecem.»
«Costumamos dizer que no Benfica não basta ganhar, tem de se ganhar bem. Mas não estamos a falar de uma pessoa que não conheça o clube ou a história do futebol português. Está mais do que preparado. Para analisar as prestações, exibições ou a qualidade do jogo de Mourinho nos últimos anos, também temos de avaliar que clubes treinou. Um treinador não pode ser campeão num clube que não está com plantéis para isso.»
«Dizia aquilo que lhe ia na alma. Não por maldade de querer criar algum conflito, mas por ser muito genuíno e lhe dizer o que vai na alma. Pedimos-lhe a ele, como pedimos a todos - não é uma circunstância incomum - quando alguém se está a desfocar, que nos foquemos nas nossas missões. É natural.»
«Os jogos não podem ser alterados só porque nos apetece. O jogo foi marcado dentro das condicionantes que nos fizeram alterar o da 1.ª jornada. E teríamos de respeitar isso até pelos dias que ainda vamos ter para a frente sobre esta matéria. E se perdíamos um dia para o jogo do Santa Clara, ganhávamos um para o jogo com o Qarabag. Não pode ser tema, não vai servir de desculpa para mim.»
«Não direi que fui teimoso. Separo um bocado as águas. Não digo que fui teimoso. Posso ter acreditado demasiado que se podia inverter a situação do ano anterior. Programámos a pré-temporada, um plantel mais à imagem do primeiro ano de Roger Schmidt. Sempre considerei que o que ele tinha feito no primeiro ano não tinha sido obra do acaso.»
«Confirmo que todos os jogadores que chegam, conheço-os e vejo-os. Não tanto como gostaria porque, na minha função, não tenho todo esse tempo, mas por isso é que temos uma vasta estrutura. Fiz comentários sobre o Ríos, bem como sobre outros jogadores. Mas foi um jogador aprovado pela equipa técnica, pelo scout, pelo diretor-desportivo, pelo diretor-geral. Não temo que venha a ser um flop.»