Revista Colorada
·18 septembre 2025
A importante mudança que deve ocorrer na Copa do Brasil em 2026

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·18 septembre 2025
Desde que assumiu o comando da CBF, Samir Xaud vem buscando realizar alterações no calendário do futebol nacional. A partir da temporada de 2026, por exemplo, menos datas estarão disponíveis para a realização dos campeonatos estaduais e outras mudanças imediatas são estudadas.
Como o Brasileirão tem um modelo definido há vários anos, a competição que deve passar por uma reformulação é a Copa do Brasil. Já a partir de 2026, o torneio será pensado para ocupar menos datas no atual calendário, garantindo maior descanso para as equipes nos meios de semana.
Segundo informações iniciais do jornalista Marcel Rizzo, do portal “Estadão”, a tendência é da implementação de jogo único na competição nacional até as semifinais. No atual formato, apenas as duas fases iniciais são decididas em uma partida, com as eliminatórias em dois duelos começando na terceira etapa.
Desta forma, caso a mudança seja confirmada, até as semifinais o Internacional pode precisar decidir os confrontos em jogo único. Caso isso se confirme, o mandante de cada etapa da Copa do Brasil será definido através de um sorteio.
Além disso, até mesmo a decisão pode ocorrer em apenas uma partida. Apesar de menos provável, a final pode ser definida no mesmo modelo da Libertadores, em campo neutro. Todas essas mudanças devem ser confirmadas pela CBF até o final de setembro, quando a entidade vai divulgar detalhes do calendário de 2026.
Outras alterações fora dos gramados também podem ocorrer. A tecnologia do impedimento semiautomático deve ser implementada no Brasileirão da próxima temporada. Por fim, também existe a expectativa de que o processo de “fair play” financeiro tenha início no ano que vem.