Zerozero
·18 août 2025
Abel bate Botafogo graças a golo de Felipe Anderson

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·18 août 2025
Num confronto entre equipas de topo do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras foi decisivo e derrotou o Botafogo por 1-0, no Rio de Janeiro. O Alvinegro alinhou com parte da equipa suplente, a pensar no jogo da Libertadores a meio da semana.
O único golo foi marcado pelo ex-FC Porto Felipe Anderson, o primeiro do avançado em 2025. Com este triunfo, o Palmeiras subiu para a segunda posição do Campeonato Brasileiro, somando 39 pontos. O Verdão está agora a 4 pontos do líder Flamengo, mas com um jogo em atraso. Por sua vez, o Botafogo, com 29 pontos, ocupa o quinto lugar.
O arranque do jogo foi intenso, com boas oportunidades de ataque para ambos os lados. O Botafogo realizou os primeiros remates, de longa distância, mas o guarda-redes Weverton não enfrentou grandes dificuldades. A primeira oportunidade clara surgiu para o Palmeiras. Aos 9 minutos, Facundo Torres bateu um canto, Gustavo Gómez preparou de cabeça e Vitor Roque teve espaço para rodar na área e rematar, raspando o poste.
O Botafogo criou perigo numa boa jogada ofensiva pela direita, mas Nathan Fernandes, em frente à baliza, hesitou no remate e acabou desarmado. Foram bons minutos do Glorioso, que construiu boas jogadas, falhando apenas na finalização.
A grande oportunidade do Botafogo surgiu aos 23 minutos, quando Mateo Ponte lançou Joaquin Correa pelo meio, que ultrapassou Gómez e, cara a cara com Weverton, viu o guarda-redes fazer uma defesa incrível. A bola permaneceu mais tempo sob a posse do Glorioso, que teve remates bloqueados e continuou a errar no último terço. Do outro lado, o Palmeiras acumulou erros de passes e a dupla de ataque com Vitor Roque e Flaco López não funcionou.
Após minutos de um jogo morno, o Botafogo teve uma excelente oportunidade para marcar aos 42 minutos, quando Alex Telles fez um cruzamento perigoso, Mateo Ponte surgiu completamente livre na segunda trave e não conseguiu acertar bem na bola, mandando-a para fora. Nesse momento, o Palmeiras lançou um contra-ataque. Aos 45 minutos, Vitor Roque passou de primeira para Felipe Anderson, que avançou até à área e rematou forte, batendo John para abrir o marcador.
O Palmeiras teve uma boa oportunidade para ampliar logo no início do segundo tempo, quando Facundo Torres cruzou da esquerda e Flaco López cabeceou perto da barra. Mas logo a seguir, o Botafogo tomou conta da bola e tentou reagir, encontrando dificuldades perante um adversário bem organizado e que procurava explorar os contra-ataques,
Aos 13 minutos, o Botafogo introduziu Danilo e Savarino, jogadores do onze inicial que estavam a ser poupados. Já aos 15, Savarino criou espaço à entrada da área, rematou com força e Weverton defendeu. O Palmeiras conseguiu responder com Vitor Roque, que controlou a bola já livrando-se da marcação na área, disparou um tiro e John fez uma grande defesa.
Os minutos seguintes foram mornos devido a paragens e substituições. Quando o jogo retomou um ritmo mais constante, o cenário estava definido: O Botafogo dominava a posse de bola e o Palmeiras buscava o contra-ataque. Aos 30 minutos, Ponte chegou bem na linha de fundo, cruzou e Savarino desviou de calcanhar na pequena área. A bola bateu na mão de Gustavo Gómez, houve pedidos de penálti, mas o árbitro não assinalou.
Não foi fácil para o Botafogo superar o sistema defensivo do Palmeiras mesmo após as substituições, com a equipa paulista bem organizada e rebatendo as bolas alçadas na área. O adversário pressionou na reta final, mais na base do ímpeto do que da criatividade. Aos 50 minutos, Savarino disparou de longe e Weverton fez uma grande defesa para confirmar a vitória.