Gazeta Esportiva.com
·22 février 2026
Abel lamenta nova denúncia de racismo contra Vini: “Pior fase dos valores humanos”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·22 février 2026

Abel Ferreira, do Palmeiras, foi mais um técnico a se manifestar sobre a nova denúncia de racismo feita pelo atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid. O português comentou o caso no último sábado, após a goleada sobre o Capivariano que classificou o time alviverde às semifinais do Campeonato Paulista.
O caso aconteceu na última quarta-feira. Após marcar o gol da vitória do Real Madrid sobre o Benfica, pela Liga dos Campeões, Vini acusou o argentino Gianluca Prestianni, do time português, de chamá-lo de “macaco”. A partida foi interrompida por cerca de dez minutos devido ao protocolo antirracista da Uefa.
Questionado sobre o tema em entrevista coletiva, Abel expôs sua opinião e fez um longo desabafo. Ele disse que a sociedade vive a “pior fase dos valores humanos”.
“Ano passado tivemos que falar de situações que passaram com um jogador nosso. Não gosto de fazer julgamentos, porque não sou juiz. Defendo valores, justiça, educação. Infelizmente, vivemos em uma crise de valores da sociedade. A sociedade somos nós. Não é um problema do futebol, é um problema da nossa sociedade. Temos que ter empatia um com o outro”, disse Abel.
“Ano passado aconteceram coisas gravíssimas. Que ações tomamos? Na minha opinião, estamos na pior fase dos valores humanos. Infelizmente, isso não vai ajudar em nada. Eu não julgo casos, mas nós como sociedade caminhamos a passos largos para algo que é inacreditável. Em relação a esse caso, não tenho muita informação. Nós como sociedade estamos muito aquém do que devemos fazer”, acrescentou.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
A nova denúncia de racismo de Vinicius Jr. gerou comoção mundial. O atacante da Seleção Brasileira ganhou apoio de colegas de profissão e da CBF, que pediu rigor à Uefa e à Fifa.
O suposto preconceito contra o brasileiro também provocou uma séria de declarações sobre o tema. Além de Abel, outros técnicos de futebol se pronunciaram, como Kompany, do Bayern de Munique, Pep Guardiola, do Manchester City, Liam Rosenior, do Chelsea, e Filipe Luís, do Flamengo.
Direct









































