Leonino
·18 novembre 2025
Adepto do Porto culpa Varandas pelo estado do futebol português: "Julga-se acima dos outros"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·18 novembre 2025

José Fernando Rio, antigo candidato à presidência do Porto, lamentou o clima de crispação que se tem vivido nas últimas semanas no futebol português. O empresário aponta ainda Frederico Varandas como o grande 'culpado' por esta guerra que se instalou e diz que o mesmo se acha melhor do que os outros.
"Este clima de pressão pela arbitragem sempre existiu no futebol português. Mas o último grande marco desta pressão pela arbitragem foi a entrevista que Frederico Varandas deu à Sporting TV no último mês março deste ano. Foi aí que tudo se acentuou", afirmou ao 'Notícias ao Minuto'.
José Fernando Rio criticou também a forma como águias e leões têm reagido ao discurso dos dragões: "Claro que Benfica e Sporting reagiram logo a seguir com muitos comunicados e publicações nas redes sociais. O presidente Varandas até disse que se reuniu com o presidente da FPF para fazer o mapeamento clubístico dos órgãos sociais, veja-se ao que chegamos", lamentou.
Segundo o mesmo, a intervenção do dirigente máximo dos leões na Gala Rugidos de Leão foi determinante para agravar as hostilidades: "O Presidente do Sporting acha-se alguém muito especial e que está acima dos outros. Mas não é, é igual aos outros. Ele criticava muito Pinto da Costa e, no fundo, até no pior, é bastante parecido com ele. Fez um comício em que disse coisas que não eram uma verdade absoluta, e o Porto foi obrigado a repor a verdade e a demonstrar a hipocrisia das palavras e do discurso de Varandas", atirou.
Rio defendeu que os rivais têm sido beneficiados: "O que o Porto quer é que, ao longo da época, não seja o clube mais prejudicado e os outros sejam os mais beneficiados. Toda a gente reconhece que, até agora, o Porto ainda não ganhou nenhum jogo por benefício da arbitragem e já foi prejudicado em alguns, apesar de ter ganho. É unânime que o Benfica e o Sporting já ganharam jogos por benefícios da arbitragem", concluiu.









































