Leonino
·7 juillet 2025
Adjunto de Rui Borges recorda Ruben Amorim e faz revelação sobre jogadores do Sporting

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·7 juillet 2025
Rui Borges - que está a ser apontado à saída - chegou ao Sporting em dezembro. Oriundo do Vitória de Guimarães, o treinador trouxe consigo a sua equipa técnica, que também deu frutos em Alvalade. Fernando Morato, adjunto, recordou a caminhada até ao topo e como estava o plantel no pós Ruben Amorim.
"Tenho a sensação de que a ascensão até à Primeira Liga não demorou assim tanto tempo, mas, uma vez lá, tudo acontece muito depressa. Depois de uma época extraordinária em Moreira de Cónegos, onde batemos o recorde de pontos e classificação do Moreirense, iniciámos a época seguinte no Vitória e terminámos como campeões no Sporting", começou por dize, em declarações ao Mensageiro de Bragança.
Fernando Morato não esquece o percurso que foi feito até à conquista do campeonato: "Antes da Primeira Liga, foram seis anos de construção, em que conhecemos vários contextos, equipas, jogadores e administrações – e esse caminho ajudou-nos a chegar até aqui. As pessoas que fomos conhecendo e com quem aprendemos, sobretudo os jogadores, moldaram a nossa forma de estar, os nossos princípios, ideias de jogo e até hábitos diários".
O treinador adjunto do Sporting não esquece a mudança para Alvalade, numa altura crítica: "Estavam habituados a uma figura marcante como o Ruben Amorim. Foi um desafio conquistar a confiança dos jogadores. O nosso mérito foi mostrar que havia outro caminho para vencer".
Fernando Morato admitiu que toda a equipa técnica do Sporting percebeu "que o grupo gostava de liderança mais fechada", apontando a final da Taça da Liga, perdida nas grandes penalidades para o Benfica, como o grande ponto de viragem para a época de sucesso dos leões.