Zerozero
·9 octobre 2025
AFS ainda sem vitórias: sinal de descida?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·9 octobre 2025
Face à vitória do Rio Ave sobre o CD Tondela, em jogo disputado no passado domingo, o número de equipas que ainda não alcançaram a primeira vitória na edição 2025/26 da Liga Portugal Betclic ficou reduzido para um: o AFS.
O conjunto da Vila das Aves arrancou a época de forma atribulada - até já recorreu a uma chicotada psicológica, ao desvincular-se de José Mota -, tendo registado um empate e sete derrotas em oito jornadas disputadas - números que o colocam no último posto da tabela, com apenas um ponto.
Além disso, a formação avense também já alcançou a marca dos 20 golos sofridos em apenas oito partidas - média de 2.5 g/s por jogo - e a falta de solidez defensiva pode tornar-se preocupante para o novo técnico João Pedro Sousa.
Com estes dois dados em mente, o zerozero decidiu puxar a fita atrás e analisar outros exemplos de equipas que, à passagem da jornada oito, apresentavam-se no campeonato sem vitórias e/ou com 20 ou mais golos sofridos, para perceber qual foi o desfecho nas restantes situações: manutenção ou despromoção?
Ora, o cenário não é favorável para o AFS.
Nos últimos 20 anos, foram 15 as equipas que arrancaram o campeonato em condições semelhantes (zero triunfos e/ou com duas dezenas ou mais de golos sofridos), sendo que apenas cinco conseguiram recuperar-se e evitar a descida de divisão.
Assim sendo, dez das 15 equipas em questão (66.7 por cento dos casos) foram despromovidas no final da temporada quando iniciaram a prestação interna com as condições indicadas acima.
Lembra-se de todos estes casos, caro leitor?
[n.d.r: apesar do Boavista ter-se apresentado com zero vitórias à passagem da oitava jornada e ter descido de divisão no final da época, este caso não entrou para a análise devido ao motivo da despromoção (caso Apito Final), uma vez que a turma do Bessa terminou a época em 10.º]
Tal como mencionado anteriormente, apenas cinco equipas nos últimos 20 anos foram incapazes de registar qualquer triunfo à passagem da oitava jornada e, no final das contas, assegurar a manutenção na I Liga portuguesa: FC Famalicão, Moreirense, Rio Ave, Académica OAF e Leixões.
O exemplo mais recente desta superação após início atribulado prende-se com a prestação do FC Famalicão na edição 2021/22 da I Liga. A formação de Vila Nova somou três empates e cinco derrotas nas oito primeiras jornadas, mas conseguiu inverter o rumo e terminar no oitavo posto da tabela.
Antes disso, também Moreirense (2015/16) e Rio Ave (2010/11) - ambos com o mesmo registo anotado pelo Fama - chegaram à jornada 8 sem qualquer vitória e foram felizes no final da época, garantindo a permanência no principal escalão.
Em 2009/10, a Académica OAF também não firmou qualquer triunfo em oito jornadas (três empates e cinco derrotas), mas não sucumbiu e permaneceu na I Liga. Por último, o primeiro caso, considerando os últimos 20 anos, remonta à temporada 2007/08, já que o Leixões levava seis empates e duas derrotas em oito jogos, mas não foi despromovido à II Liga nessa época.
Outro dado preocupante no AFS prende-se com a comparação pontual entre a presente temporada e a época anterior, já que a formação avense é a equipa que tem menos pontos à passagem da jornada oito relativamente ao trabalho produzido em 2024/25.
Assim sendo, o AFS somava duas vitórias, três empates e o mesmo número de derrotas em oito partidas na temporada passada (nove pontos). Em contraste, os pupilos de João Pedro Sousa registam, atualmente, um empate e sete derrotas, o que se traduz em apenas um ponto.
Números que colocam o conjunto da Vila das Aves em estado de alerta...