Deus me Dibre
·17 août 2025
Alerta ligado? Atlético tem segundo pior aproveitamento do Brasileirão pós-Copa

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·17 août 2025
A derrota por 3 a 1 para o Grêmio, neste domingo (17), na Arena MRV, ligou o sinal de alerta no Atlético. O tropeço, primeiro como mandante no Campeonato Brasileiro, expôs a má fase da equipe na competição: desde a pausa para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o Galo soma apenas uma vitória em seis jogos, com quatro derrotas e um empate.
Nesse recorte, o aproveitamento do time alvinegro é de apenas 22,2% dos pontos disputados. O desempenho só não é pior que o do Red Bull Bragantino, lanterna do período pós-Copa, que tem apenas 16,6% de aproveitamento (uma vitória, um empate e seis derrotas). Coincidentemente, a única vitória atleticana veio justamente contra o clube paulista, que já não vence há seis rodadas.
Além dos números frios da tabela, os dados ofensivos e defensivos também preocupam. Nos seis jogos, o Atlético marcou sete gols e sofreu 11, sem conseguir manter a meta de Everson intacta em nenhuma das partidas.
Confira a sequência atleticana no Brasileirão após a Copa do Mundo de Clubes:
13ª rodada: Bahia 2×1 Atlético14ª rodada: Atlético x Sport (partida atrasada)15ª rodada: Palmeiras 3×2 Atlético16ª rodada: Atlético x Fortaleza (partida atrasada)17ª rodada: Flamengo 1×0 Atlético18ª rodada: Atlético 2×1 Red Bull Bragantino19ª rodada: Vasco 1×1 Atlético20ª rodada: Atlético 1×3 Grêmio
Vale ressaltar que o Atlético ainda tem duas partidas atrasadas para disputar, diante de Sport (14ª rodada) e Fortaleza (16ª rodada), e que podem ser determinantes para uma recuperação na tabela. Ainda assim, o desempenho recente liga um alerta no departamento de futebol, especialmente pela queda de rendimento após o período de pausa.
Por outro lado, o cenário nas Copas é bem mais animador. Diferentemente da irregularidade no Brasileirão, o Atlético vem apresentando boas atuações e conseguindo resultados importantes. Na Copa do Brasil, a equipe eliminou o Flamengo e garantiu vaga nas quartas de final da competição. Já na Copa Sul-Americana, o Galo largou na frente nas oitavas ao vencer o Godoy Cruz por 2 a 1, na Arena MRV, e leva vantagem para o jogo de volta, na Argentina.
O ponto de alerta fica por conta do acontecido no ano passado: sob o comando de Gabriel Milito, o time alvinegro também focou suas forças nas Copas e, ao final da temporada, lutou contra o rebaixamento, se livrando do risco da queda apenas na última rodada do Brasileirão.