
Gazeta Esportiva.com
·19 octobre 2025
Alvo de disputa entre Palmeiras e Flamengo em 2012, Valdivia completa 42 anos

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·19 octobre 2025
O ex-jogador chileno Jorge Valdivia está completando 42 anos neste domingo. O meia foi um importante jogador do Palmeiras nas décadas de 2000 e 2010, mas quase deixou o Verdão em 2012. Na época, o Flamengo tentou contratá-lo, e o chileno causou polêmica após a permanência na equipe paulista.
(Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Em um 2012 conturbado para o Palmeiras, Valdivia era a referência do elenco. Na sua segunda passagem pelo Alviverde, o chileno, junto com o volante Marcos Assunção, era a referência da equipe de Felipão. Porém, após uma série de lesões, demonstrou insatisfação e havia a possibilidade de sair do Alviverde.
Um dos interessados pelo “Mago” foi o Flamengo. As diretorias do Rubro-Negro e do Palmeiras tinham uma série de desavenças, assim como hoje em dia. Um ano antes da polêmica do Valdivia, a equipe carioca fez grande proposta pelo atacante Kléber e, apesar do Verdão não negociar com os cariocas, o “Gladiador” saiu da equipe e foi para o Grêmio no início de 2012.
No entanto, mesmo com a insatisfação de Valdivia, o presidente do Palmeiras na época, Arnaldo Tirone, foi a público para confirmar a permanência do chileno. O dirigente ainda reiterou que não negociaria com o Flamengo.
“De jeito nenhum. Ele não vai sair do Palmeiras, muito menos para o Flamengo. Eu não vi a proposta, não vi a sondagem, mas ouvi histórias sobre isso. Eu já mandei ligarem para o Michel Levy (vice-presidente de finanças flamenguista) e avisarem que ele não vai para o Flamengo. Porque sou eu que mando e eu que vou dar a palavra final“, disse Tirone em agosto de 2012, em entrevista ao UOL.
Valdivia com a camisa do Rubro-Negro, após a vitória do Palmeiras sobre o Flamengo, em 2012. (Foto: Reprodução)
Dias após a declaração de Tirone, Palmeiras e Flamengo entravam em campo pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012. Recuperado da lesão, Valdivia foi escalado como titular e estava completando sua sétima partida pelo Brasileirão. Assim, o chileno não poderia atuar por mais nenhum time naquele torneio.
Em campo, o Palmeiras bateu o Flamengo por 1 a 0 na Arena Barueri, com gol de Hernán Barcos. Mas a polêmica ficou para depois do jogo. Na saída do campo, Valdivia foi questionado sobre o interesse do Flamengo e, com a camisa do Rubro-Negro, falou sobre o assunto e declarou a permanência no Verdão, apesar de “forçada”.
“Para os corneteiros que falam que eu não quero continuar aqui, já falei: quando é para jogar, eu vou me dedicar“, disse o chileno, garantindo que ficaria no Verdão durante aquela temporada. “Houve sim (interesse do Flamengo). Mas não diretamente comigo, falaram com pessoas ligadas a mim”, completou, revelando o contato do Rubro-Negro.
Valdivia com a taça da Copa do Brasil 2012. (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Mesmo com o Palmeiras sendo rebaixado naquele ano, Valdivia permaneceu na equipe. Foi um dos protagonistas no título da Copa do Brasil 2012 e um dos símbolos da reconstrução inicial do Verdão. O chileno ficou na equipe até 2015, mas, após brigas com Alexandre Mattos, diretor de futebol do Alviverde na época, optou por sair para o Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, em agosto daquele ano.
Nas suas duas passagens pelo Palmeiras, Valdivia entrou em campo 240 vezes, marcou 41 gols, deu 38 assistências e conquistou quatro títulos: duas Copas do Brasil (2012 e 2015), um Campeonato Paulista (2008) e uma Série B (2013).
“Foram cinco anos maravilhosos. Aprendi a amar o Palmeiras. Poderia ter feito corpo mole várias vezes, mas nunca fiz. A diretoria ficou com papinho furado e a minha permanência não aconteceu, infelizmente“, despediu-se Valdivia.
Treze anos depois dessa polêmica, Palmeiras e Flamengo são os protagonistas do futebol brasileiro. As equipes entram em campo neste domingo, às 16h (de Brasília), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo é fundamental na disputa pelo título. Caso o Verdão vença, abre seis pontos de vantagem, mas, caso o Rubro-Negro triunfe, empata com o Alviverde em número de tentos.
Direct
Direct
Direct