Gazeta Esportiva.com
·6 novembre 2025
Análise: aposta de Crespo dá certo, e São Paulo ganha moral na briga por Pré-Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·6 novembre 2025

Marcelo Baseggio
O São Paulo saiu de campo com o moral elevado após o empate em 2 a 2 com o Flamengo, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, em Santos, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Mesmo atuando longe de sua casa por causa da série de shows que haverá no Morumbis neste mês de novembro, o desfalcado time comandado por Hernán Crespo foi competitivo diante de uma das melhores equipes do continente, se não a melhor, e ao menos garantiu um ponto na classificação do Brasileirão.
Depois de amargar uma sequência de sete derrotas em oito jogos, o São Paulo vai reforçando sua volta por cima. Já são três partidas sem sofrer um revés, somando duas vitórias, contra Bahia e Vasco, além do empate com o Flamengo.
Para um time completamente desacreditado e em crise após a eliminação na Libertadores para a LDU, fazer bons jogos contra equipes da parte de cima do Brasileirão, sobretudo contra o Flamengo, sem dúvidas levanta o moral do elenco para as últimas rodadas da competição por pontos corridos.
Se o São Paulo vai conseguir manter o nível mostrado contra Palmeiras, apesar da derrota, Bahia e Flamengo, é difícil cravar. O grande desafio do técnico Hernán Crespo à frente do Tricolor é fazer com que o que já foi mostrado em algumas ocasiões se torne o padrão da equipe.
Hoje o São Paulo não tem um elenco numeroso e extramamente qualificado para performar da mesma maneira sempre, independentemente de quem esteja em campo. O time ainda depende muito de determinadas peças, e algumas delas seguem fora por causa de problemas físicos, como Calleri, por exemplo.
Mas, é aí que entra o mérito do treinador e de sua comissão técnica. Saber resolver problemas é obrigação de quem está à frente da equipe, e Crespo fez exatamente isso nesta quarta-feira.
Enzo Díaz, titular na lateral esquerda, desfalcou a equipe por acúmulo de cartões amarelos. Seu substituto direto, Wendell, se recupera de uma ruptura parcial na fáscia plantar. A terceira opção, Patryck Lanza, não convenceu Hernán Crespo, que preferiu improvisar o atacante Ferreirinha como ala pela esquerda.
A aposta do treinador argentino deu certo, embora arriscada. Ferreirinha não só conseguiu auxiliar na fase defensiva, contando com o suporte dos volantes e dos zagueiros, como também marcou o gol do empate do São Paulo já na reta final da partida após o Flamengo ter conseguido a virada.
Para o São Paulo, esse empate com o Flamengo valeu muito mais que apenas um ponto no Campeonato Brasileiro. O resultado aumentou a autoestima do grupo para buscar a tão sonhada classificação para a Pré-Libertadores. Sem dúvidas, a atuação contra o rival rubro-negro deve servir como referência para os próximos desafios que virão pela frente.









































