Nosso Palestra
·8 août 2025
Análise: Balanço dos reforços de mais de 500 milhões do Palmeiras para 2025

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·8 août 2025
Com o objetivo de manter o time competitivo em todas as frentes e realizar uma necessária renovação no elenco, o Palmeiras foi um dos clubes que mais investiu no futebol brasileiro em 2025. Foram mais de R$ 500 milhões em contratações ao longo da temporada. As apostas variaram entre nomes jovens e promessas, reforços pontuais e até a chegada de atletas de peso — como Paulinho e Vitor Roque.
Apesar do alto investimento, os resultados esportivos ficaram abaixo do esperado até o momento. A eliminação precoce na Copa do Brasil voltou a frustrar o torcedor, e o clube ainda não conseguiu alcançar o desempenho coletivo ideal. Confira a análise reforço por reforço:
Chegou por empréstimo em negociação casada com a ida de Caio Paulista para o Atlético-MG. Começou sob desconfiança, mas rapidamente deu resposta dentro de campo e se tornou peça importante no elenco. Teve um momento marcante no Mundial, ao salvar um gol em cima da linha com o rosto, contra o Botafogo. É hoje um dos destaques da zaga alviverde. E fez falta estando fora da partida contra o Corinthians, no Allianz Parque.
Zagueiro canhoto, pedido antigo de Abel Ferreira. No entanto, sua performance até aqui tem sido decepcionante. Ainda não conseguiu se firmar e está longe do nível esperado para disputar posição no time titular.
Chegou recentemente e ainda não estreou. Foi registrado no BID nesta semana e pode ser relacionado pela primeira vez no jogo contra o Ceará.
Chegou com pouca badalação e logo assumiu protagonismo em algumas partidas. Foi titular em parte da temporada e mostrou segurança, mas falhou no jogo decisivo contra o Corinthians, o que pesou negativamente. Ainda assim, é considerada uma contratação positiva.
Chegou como sombra para Richard Ríos e teve pouco espaço no início. Com a venda do colombiano, assumiu a titularidade e vem sendo regular. A diretoria afirma que sua chegada foi pensada como antecipação à saída de Ríos. Ainda assim, o clube segue no mercado buscando outro volante para a função.
Foi o primeiro a ser anunciado no pacote de reforços de 2025. Embora não seja um craque técnico, é um atleta extremamente útil. Com boa forma física, participa de quase todos os jogos. Após a saída de Estêvão, passou a atuar mais pela direita e apresentou evolução no desempenho.
Foi o melhor reforço do Palmeiras no ano, com atuações de alto nível na Copa do Mundo de Clubes. Infelizmente, teve que retomar o tratamento de grave lesão e só deve retornar aos gramados em 2026. Mesmo com pouco tempo em campo, justificou o investimento.
A contratação mais cara da história do clube. Teve dificuldades de adaptação no início, principalmente para balançar as redes. Mas aos poucos encontrou seu espaço, passou a marcar gols e hoje é um dos principais jogadores do elenco, vivendo grande fase.
Recém-chegado, teve bom impacto imediato. Com boas atuações, já assumiu a titularidade e mostra potencial para ser um dos destaques da equipe no segundo semestre.
O Verdão investiu bastante durante a temporada 2025 e segue no mercado buscando a reposição de Richard Ríos, tendo isso como principal foco. Mas o clube ainda segue aberto para novas oportunidades.
O Verdão encaminhou nesta quinta-feira (7), a saída de Vanderlan, lateral-esquerdo, para o grupo Red Bull. Neste momento, o Maior Campeão do Brasil só tem Piquerez e o jovem Arthur, do Sub20, para posição. Isso pode fazer o clube ir ao mercado buscar uma peça de reposição.
Direct
Direct