Análise: Botafogo cai na Copinha, mas começa a colher frutos na base e mostra evolução | OneFootball

Análise: Botafogo cai na Copinha, mas começa a colher frutos na base e mostra evolução | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·20 janvier 2026

Análise: Botafogo cai na Copinha, mas começa a colher frutos na base e mostra evolução

Image de l'article :Análise: Botafogo cai na Copinha, mas começa a colher frutos na base e mostra evolução

Em um jogo equilibrado, o Botafogo foi eliminado da Copinha ao perder para o São Paulo por 3 a 1, em Sorocaba. Apesar da eliminação, o Alvinegro vê os investimentos da SAF na base começarem a dar frutos com grandes atuações na Copa São Paulo e nas duas primeiras rodadas do Campeonato Carioca.

Somando as duas competições, o Alvinegro teve que disputar nove jogos em um curto espaço de apenas 16 dias. Além disso, a equipe ainda teve que ir para uma partida com apenas três reservas por conta da maioria dos jogadores e do técnico Rodrigo Bellão, terem ido para a estreia do Carioca.


Vidéos OneFootball


Por conta disso, por mais que tenha sido eliminado da competição o saldo de tudo é muito positivo. Alguns jogadores aproveitaram a oportunidade para crescer, chamaram atenção em ambas as frentes mesmo com muitas viagens em um curto espaço de tempo o trabalho na base mostra estar se desenvolvendo.

Muito disso passa pelo técnico Rodrigo Bellão, que assumiu no começo do ano passado e conseguiu implementar um padrão de jogo. Em campo, sua equipe é agressiva e sabe se adaptar aos diferentes cenários.

Image de l'article :Análise: Botafogo cai na Copinha, mas começa a colher frutos na base e mostra evolução

Caio Valle comemorando o primeiro gol do Botafogo (Foto: Arthur Barreto/Botafogo)

Apesar da eliminação, os resultados mostram uma evolução da base. Na estreia do Carioca, um time formado majoritariamente por garotos venceu a Portuguesa por 2 a 0. No mesmo dia, os reservas da categoria e alguns jogadores do sub-17 golearam o Juventude e avançaram para as oitavas. Depois disso, eliminaram o Itaquaquecetuba antes de chegarem nas quartas.

Por conta disso, o técnico Martín Anselmi ganhou peças importantes para os treinos no dia a dia dentro do CT Lonier com a chegada de opções de elenco para um calendário pesado durante a temporada. As “Joias do Bairro” mostram que podem ser boas opções de elenco em um momento em que o clube está em transfer ban.

Não só isso, como o argentino ainda pode ver de perto o sub-20. Desde julho do ano passado, a categoria foi transferida em definitivo para o CT Lonier, o que possibilitou mais contato entre o time principal e a base. Internamente a diretoria entende que o movimento possibilitou que as pratas da casa ganhassem chances no profissional.

Os principais destaques foram o atacante Kauan Toledo e o volante Marquinhos, que fez parte da pré-temporada com o time principal, a dupla já tinha ganhado espaço com Davide Ancelotti. Além dos dois, os zagueiros Danillo e Justino, também se destacaram, além do lateral-direito Kadu, os meias Bernardo Valim, Caio Valle e Cauã Zappelini.

Image de l'article :Análise: Botafogo cai na Copinha, mas começa a colher frutos na base e mostra evolução

Kauan Toledo comemorando o gol do Botafogo contra o Sampaio Correa com Rodrigo Bellão (Foto: Arthur Barreto/Botafogo)

As “Joias do Bairro” mostraram que a base do Botafogo está indo em um bom caminho e por agora vão ganhar um descanso. Como previsto no planejamento, o time principal terá seu primeiro desafio nesta quarta-feira (21), quando recebe o Volta Redonda, no Nilton Santos.

À propos de Publisher