Gazeta Esportiva.com
·4 février 2025
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·4 février 2025
Por Iúri Medeiros
O Corinthians mostrou resiliência na vitória por 1 a 0 sobre o Novorizontino, na noite da última segunda-feira. Com uma formação alternativa, a equipe foi amplamente superada taticamente em grande parte do duelo, mas se manteve firme para aguentar a pressão adversária e ser eficiente no momento certo.
O primeiro tempo foi um verdadeiro massacre dos locais, com 16 finalizações a zero. Isso mesmo, o Corinthians não finalizou nos primeiros 45 minutos, e ainda viu Hugo Souza defender um pênalti, cobrado por Pablo Dyego.
Na segunda etapa, o Timão melhorou. Ainda acuado e com poucos escapes, a equipe ao menos conseguiu segurar mais a bola no campo ofensivo. Méritos para os jogadores que saíram do banco de reservas, como Romero, Giovane e Matheus Bidu.
O Corinthians não só evoluiu como chegou ao seu gol, com Alex Santana, que vinha sendo um dos piores em campo com a bola nos pés. O volante tem que dividir esse gol com Giovane, que teve ótima leitura com sua assistência após cobrança de escanteio.
De forma geral, o Corinthians teve muitas dificuldades no momento ofensivo, o que era previsível. A trinca de volantes (Alex Santana, Charles e Ryan) era muito mais combativa do que criativa, e Luiz Eduardo sofreu com o intenso ritmo do jogo. A linha defensiva pouco ofereceu qualidade de passe e a dupla de ataque (Yuri Alberto e Pedro Raul) tampouco tinha sucesso em reter a posse.
Defensivamente, o time cedeu muitas finalizações, mas contou com atuações importantes, como as de Jacaré, João Pedro Tchoca e Ryan. Mesmo com as dificuldades apontadas, o Corinthians se mostrou combativo e bem sucedido em muitos duelos pelo campo. No total, segundo a plataforma Sofascore, a equipe teve 21 desarmes.
O jogo pouco diz sobre a temporada do Corinthians, mas tem um componente anímico importante para o Derby de quinta-feira. Mais do que isso, o time assumiu a liderança do grupo A e da tabela geral do Campeonato Paulista, pelo menos momentaneamente, com 18 pontos de 21 possíveis.