Gazeta Esportiva.com
·7 novembre 2025
Análise: Palmeiras conta com Vitor Roque inspirado, se impõe e ganha ‘gordura’ boa no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·7 novembre 2025

Por Thais Bueno
O Palmeiras é mais líder do que nunca no Campeonato Brasileiro e, de quebra, ainda afundou um rival na zona de rebaixamento. O Verdão contou com um Vitor Roque inspirado e se impôs ao vencer o Santos por 2 a 0, no Allianz Parque, pela 32ª rodada do torneio nacional. Os donos da casa ganharam uma boa ‘gordura’ na tabela, abrindo três pontos sobre o Flamengo.
O Verdão foi a campo com o mesmo esquema utilizado recentemente. Defensivamente, a equipe apresenta uma linha de quatro. Já com a posse e na fase de construção ofensiva, Emiliano Martínez recuava e passava a agir como terceiro zagueiro, liberando os alas para atacar pelas beiradas. E o clássico começou a todo vapor no Allianz Parque.
A equipe alviverde começou a partida impondo seu ritmo e controlando a posse de bola. Gabriel Brazão foi obrigado a fazer duas boas defesas logo no início do jogo, em chutes de Mauricio e Piquerez, ambos de fora da área. O time palmeirense se mostrou muito veloz nas transições e construiu jogadas que envolveram a defesa do Santos.
O Palmeiras, por pressionar alto, cedeu alguns – ainda que poucos – espaços para contra-ataques do Santos, mal aproveitados pelos atacantes. O Verdão, por sua vez, encontrava muitos espaços nas costas dos defensores do Peixe e criou grandes chances de perigo. No entanto, pecou em algumas tomadas de decisão e também na eficiência.
A partir dos 30 minutos, o clássico passou a ficar mais igualado. O Santos começou a criar mais lances de perigo, principalmente com as participações de Zé Rafael e Robinho Júnior. A defesa alviverde, por sua vez, se portou bem, e Carlos Miguel pouco sujou o uniforme.
Em resumo, o primeiro tempo foi de domínio palmeirense. Acontece que o Verdão não soube aproveitar as oportunidades criadas, e o Santos soube gastar o tempo que pôde. Já na defesa, a equipe alviverde teve alguns sustos, mas o goleiro Carlos Miguel não foi acionado em momento nenhum. A impressão é que, se tivesse tido um pouco mais de precisão, o Palmeiras poderia ter aberto o placar ainda na primeira etapa.
Assim como na primeira etapa, o Palmeiras começou o segundo tempo pressionando o Santos e ficou muito próximo de abrir o placar. Bruno Fuchs apareceu sozinho no meio da área e cabeceou à queima-roupa, mas Gabriel Brazão fez uma grande defesa e evitou o gol do Verdão. A equipe, porém, quase sofreu um golaço de bicicleta ao se desorganizar na defesa, mas Gustavo Gómez tirou em cima da linha e salvou.
Com o jogo mais aberto, a partida começou a ficar lá e cá, com saídas em velocidade de Palmeiras e Santos. O Verdão seguiu tendo mais a posse, mas o Peixe se mostrou mais ligado e ativo. Apesar disso, os donos da casa seguiram ‘bombardeando’ Brazão, que respondeu com boas defesas.
Em busca da vitória, Abel Ferreira mexeu na equipe e acertou nas trocas. As entradas de Allan, Felipe Anderson e sobretudo de Veiga deram mais fôlego e mais ofensividade ao time, que se lançou ao ataque em busca do gol. E foi aos 21 minutos que o Palmeiras finalmente conseguiu superar Brazão e, enfim, abriu o placar – merecidamente – no Allianz Parque. A dupla ‘Flaco-Roque’ se mostrou letal novamente, com o argentino dando uma grande assistência para o brasileiro, que driblou o goleiro e só completou para o gol.
Com o gol marcado, o Palmeiras pareceu ter tirado um peso das costas. Além disso, o Santos, pela necessidade de buscar ao menos o empate, se abriu mais, cedendo espaços para contra-ataques do Verdão. Foi em um deles que Vitor Roque foi lançado em velocidade e saiu cara a cara com Brazão, encobrindo o goleiro do Peixe e selando a vitória alviverde.
Apesar da falta de efetividade no primeiro tempo, o Palmeiras soube dominar o rival no clássico e mostrou o porquê está brigando pelo título da Série A. O time impôs seu ritmo em casa e soube se adaptar aos diferentes momentos do jogo. Ainda abriu uma boa vantagem sobre o Flamengo, que perdeu dois pontos na rodada. A vitória contra o Santos, portanto, é motivo de comemoração em dose dupla: não só pelo resultado, mas também pelo desempenho.
Com o resultado, o Palmeiras não só se manteve na liderança do Brasileirão, como abriu três pontos de vantagem sobre o Flamengo, vice-líder da competição. O Verdão chegou aos 68 pontos, enquanto a equipe carioca soma 65. O Alviverde ainda alcançou a terceira vitória seguida entre todas as competições.
Direct









































