Nosso Palestra
·5 mai 2025
Análise: Palmeiras reassume liderança do Brasileirão com defesa como ponto alto

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·5 mai 2025
O Palmeiras venceu o Vasco por 1 a 0 em jogo disputado na tarde deste domingo (4) no Mané Garrincha, em Brasília, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez, o time de Abel Ferreira passou os 90 minutos sem ser vazado – fator preponderante para a equipe reassumir a liderança da competição.
A equipe volta a ponta da tabela do Brasileirão após a derrota do Flamengo com o Cruzeiro, no Mineirão. Agora, o Verdão soma 16 pontos, contra 14 do Flamengo.
Nesta rodada do campeonato nacional, além de recuperar a ponta da tabela, o Palmeiras se tornou a defesa menos vazada, com somente três gols sofridos, e o time com maior número de partidas sem ser vazado, com quatro jogos, ao lado de Flamengo e Fortaleza. Dados que resgatam o que há de melhor na era de Abel Ferreira no Palmeiras.
Na partida deste domingo (4) contra o Vasco, a defesa foi novamente destaque. Além de passar ilesa nos 90 minutos, os destaques individuais ficaram para Bruno Fuchs e principalmente para o lateral-direito Giay, que atuando novamente como terceiro zagueiro fez sua melhor partida com a camisa do Palmeiras.
O camisa 4 salvou o que seria o gol do Vasco na partida. João Victor viu Weverton se atrapalhar e tentou uma bola por cobertura perfeita. A bola voava com destino certo, mas o argentino, com uma bicicleta improvável, salvou o Verdão no último lance do primeiro tempo.
Ao todo, além do corte em cima da linha, o argentino encerrou o duelo com dois desarmes, duas intercepções, cinco duelos vencidos (em oito disputados) e sem sofrer dribles ou cometer sequer uma falta.
Bruno Fuchs, por sua vez, encerrou o duelo com nove ações defensivas, líder do time no jogo, e quase marcou de cabeça no primeiro tempo. Ao lado dele, Gustavo Gómez fez mais uma partida sólida.
A grande fase defensiva, que se iniciou desde o início do Campeonato Brasileiro e reverbera na liderança da tabela e das estatísticas, se da desde Abel encontrar a solução ao tirar Marcos Rocha e apostar em Bruno Fuchs ou Giay.
A saída a três, frequentemente elogiada por Abel, ganhou mais qualidade com Fuchs e Micael pelos lados, enquanto Felipe Anderson, deslocado para a ala direita, se encontrou no corredor, ajudando na defesa e no ataque. Piquerez, na outra ala, assumiu funções ofensivas e passou a ser peça no momento de criação.
Vasco e Palmeiras em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
A defesa do Palmeiras foi uma das críticas da equipe no início da temporada. Nos oito primeiros jogos do ano, na fase de grupos do Campeonato Paulista, foram seis gols sofridos e somente dois jogos sem ser vazado.
Menos de três meses mais tarde, a crítica parece não fazer mais sentido. Além de melhorar o miolo defensivo e as laterais, Abel também resolveu outros problemas no time, especialmente no espaço entre os volantes com os zagueiros.
Agora, Richard Ríos atua um pouco mais avançado e reforçou a segurança do camisa 8, antes muito exposto, ao fixar Emi Martínez, respaldado pelo trio de defesa.
Direct