
Gazeta Esportiva.com
·16 octobre 2025
Análise: Santos enfim transforma bom futebol em resultado, mas não pode relaxar

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·16 octobre 2025
Por Rodrigo Matuck
Os mais de 13 mil torcedores que marcaram presença na Vila Belmiro na noite desta quarta-feira voltaram para casa com um sorriso no rosto. O Peixe enfim conseguiu transformar o bom futebol em resultado ao vencer o Corinthians por 3 a 1, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Diferente dos últimos jogos, quando criava inúmeras chances e não aproveitava, o Alvinegro Praiano foi preciso diante do Timão. Logo na primeira chegada ao ataque, Zé Rafael aproveitou cobrança de escanteio de Barreal e cabeceou para o fundo da rede.
O gol no começo incendiou a torcida e deu um gás para o time, que não tirou o pé durante todo primeiro tempo. Com muita intensidade, a equipe sufocou o Corinthians, que não conseguiu passar do meio de campo.
O Santos foi premiado ainda na etapa inicial com mais um gol. Ou melhor, um golaço. Barreal levou os santistas à loucura em um lindo chute colocado no ângulo, sem chance alguma para o estreante Felipe Longo.
Na volta do intervalo, logo veio o terceiro, desta vez em cobrança de pênalti de Rollheiser. A partir de então, porém, a parte física pesou. O Peixe pareceu sentir o cansaço e viu o Corinthians começar a gostar do jogo. Em uma cobrança de escanteio, Raniele aproveitou falha coletiva da defesa para descontar.
O clima, então, mudou um pouco na Vila Belmiro. Passou a se sentir uma certa tensão, que era aliviada a cada carrinho e dividida ganha pelo Alvinegro Praiano.
A vitória é de suma importância para o Santos, que chega aos 31 pontos, seis a mais que o Vitória, que abre a zona do rebaixamento, e dois a menos que o Corinthians, atual 12º.
Agora, porém, o Peixe não pode tirar o pé do acelerador. É preciso manter o foco e essa energia para não repetir os mesmos erros do passado, quando empolgou com certas vitórias e depois escorregou com derrotas vexatórias, como o 6 a 0 para o Vasco, por exemplo.
Com a vitória sobre o Corinthians, o Santos ganha um respiro na luta contra o rebaixamento. A equipe de Juan Pablo Vojvoda ainda permanece em 16º lugar, mas agora com 31 pontos, seis a mais que o Vitória, que abre a zona do rebaixamento. O Leão, porém, entra em campo nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Bahia, em casa.