Análise: São Paulo espanta crise com vitória em clássico e deixa boas impressões | OneFootball

Análise: São Paulo espanta crise com vitória em clássico e deixa boas impressões | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·1 février 2026

Análise: São Paulo espanta crise com vitória em clássico e deixa boas impressões

Image de l'article :Análise: São Paulo espanta crise com vitória em clássico e deixa boas impressões

O São Paulo colocou a crise para escanteio de vez após mais uma importante vitória, sua primeira em clássicos na atual temporada. O Tricolor venceu o Santos por 2 a 0 na noite do último sábado, no Morumbis, pela sexta rodada do Campeonato Paulista, e deixou impressões positivas novamente, animando a torcida e dando esperanças de que pode, sim, se classificar às oitavas do Estadual.

O técnico Hernán Crespo pareceu ter gostado do que viu na virada por 2 a 1 sobre o Flamengo e decidiu manter o sistema com três zagueiros. Não só isso, mandou a campo a mesma escalação, com uma única mudança no ataque: Tapia preencheu a vaga de Calleri, que começou no banco de reservas. O Tricolor começou o clássico tentando explorar os espaços nas costas do Santos, se aproveitando da velocidade e movimentação de Tapia.


Vidéos OneFootball


O São Paulo entrou ligado no jogo, lembrando a postura adotada na vitória sobre o Flamengo. A equipe se mostrou muito combativa, forte no perde e pressiona. O Tricolor teve mais a posse nos primeiros 25 minutos, e foi a partir daí que conseguiu criar as melhores oportunidades do primeiro tempo, aproveitando justamente a estratégia adotada por Crespo de aproveitar as bolas longas.

A equipe são-paulina criou duas chances claríssimas de gol, mas pecou na efetividade. Na primeira, Tapia recebeu em profundidade de Danielzinho e finalizou cruzado, para fora. Na segunda, Enzo Díaz aproveitou o espaço do lado esquerdo e cruzou rasteiro para trás. Bobadilla, porém, também chutou pela linha de fundo. Com 36 minutos, o São Paulo ainda ficou com um jogador a mais. Marcos Antônio foi inteligentíssimo e causou a expulsão de Gabriel Menino, que já tinha amarelo.

Depois da expulsão de Gabriel Menino, o jogo ficou muito parado por faltas e pequenas confusões dentro de campo. Fato é que o São Paulo dominou o primeiro tempo do início ao fim. O Tricolor imprimiu muita intensidade nos 45 minutos iniciais e não deixou o rival jogar. A única coisa que faltou para levar vantagem ao intervalo foi apenas a eficácia, pois a equipe teve chances de abrir o placar.

Segunda etapa

Com um a mais e precisando do resultado, Crespo mandou o São Paulo para cima do Santos logo no início do segundo tempo. O Tricolor voltou do intervalo com duas mudanças bastante ofensivas: Lucas entrou na vaga de Enzo Díaz, enquanto Sabino deu lugar a Wendell. A pressão do Tricolor foi gigante e surtiu efeito logo nos primeiros minutos. Após um bate e rebate, a bola sobrou com Tapia, que dessa vez acertou o chute e abriu o placar.

A falta de eficiência do São Paulo não se mostrou nos primeiros momentos da etapa final. Isso porque, em mais uma grande demonstração de qualidade de Marcos Antônio, Luciano recebeu dentro da área e bateu de primeira, estufando as redes de Brazão e ampliando a vantagem tricolor no Morumbis. Enfim, o Tricolor conseguiu transformar o grande volume em gols.

Com a vantagem mais do que positiva no placar, o São Paulo passou a administrar o ritmo da partida. O Santos até chegou a oferecer algum perigo em escapadas em velocidade de Rony, mas nada que não tivesse sido rapidamente contido pela zaga tricolor. Vale também citar que a vitória no clássico teve os méritos de Crespo, que soube aproveitar a expulsão de Menino e promoveu substituições que tornaram o time ainda mais ofensivo.

O São Paulo se destacou não só pelo grande trabalho coletivo, mas também pela qualidade de seus principais jogadores. Luciano, Marcos Antônio, Danielzinho e Tapia foram decisivos novamente. O Tricolor paulista competiu muito e saiu de campo deixando mais uma boa impressão para a torcida, que precisava disso depois da desconfiança nos primeiros jogos do ano.

O Tricolor, desta forma, passou um recado à torcida dizendo que está mais vivo do que nunca, e de que não faltará espírito aguerrido na busca pela classificação no Paulista.

Situação na tabela

Com o resultado, o São Paulo se desgarrou do Z2 do Campeonato Paulista e reagiu após três rodadas consecutivas sem vitórias – eram um empate e duas derrotas. O Tricolor subiu na tabela e pulou para a 11ª colocação, chegando aos sete pontos e igualando a pontuação do Primavera, primeiro time dentro da zona de classificação ao mata-mata neste momento.

Próximos jogos do São Paulo

  1. Santos x São Paulo (segunda rodada do Campeonato Brasileiro)
  2. Data e horário: 04/02 (quarta-feira), às 20h (de Brasília)
  3. Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
  1. São Paulo x Primavera (sétima rodada do Campeonato Paulista)
  2. Data e horário: 07/02 (sábado), às 20h30 (de Brasília)
  3. Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
À propos de Publisher