Análise: Yuri Alberto tem noite de vilão, e Corinthians volta a esbarrar em falta de eficiência | OneFootball

Análise: Yuri Alberto tem noite de vilão, e Corinthians volta a esbarrar em falta de eficiência | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·29 septembre 2025

Análise: Yuri Alberto tem noite de vilão, e Corinthians volta a esbarrar em falta de eficiência

Image de l'article :Análise: Yuri Alberto tem noite de vilão, e Corinthians volta a esbarrar em falta de eficiência

Por Thais Bueno

O Corinthians fez um bom jogo, mas esbarrou na falta de eficiência e em uma noite de ‘vilão’ de Yuri Alberto na derrota para o Flamengo por 2 a 1, no último domingo, na Neo Química Arena, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Oportunidades não faltaram ao Timão, que converteu apenas uma chance clara e acabou levando a virada na reta final da partida, para decepção da Fiel Torcida.


Vidéos OneFootball


O Corinthians começou a partida com duas principais mudanças no time titular: o retorno de Gui Negão, de volta após suspensão, e a entrada do zagueiro João Pedro Tchoca. Esta última foi necessária devido a um problema físico de André Ramalho, divulgado pouco antes do início do jogo.

Com esta escalação, especulava-se que o Corinthians voltaria ao sistema 4-4-2 losango, que fez sucesso com o ex-técnico Ramón Díaz. Na prática, porém, o que se viu foi a manutenção do 3-5-2, com Raniele baixando como um terceiro zagueiro e formando a linha defensiva ao lado de Tchoca e Gustavo Henrique, com Matheuzinho e Bidu como alas.

Primeiro tempo quase perfeito

O Flamengo começou tendo a posse, enquanto o Corinthians encontrou as melhores tentativas ofensivas do jogo pelo lado direito do ataque, sobretudo com inversões. O Timão ainda encaixou boas transições e encaixou uma bela jogada aos 10 minutos da primeira etapa, que gerou uma grande oportunidade e, posteriormente, um pênalti para o Timão.

Acontece que Yuri Alberto já não é um exímio batedor de pênaltis. O centroavante do Corinthians teve nas mãos uma chance de ouro não só para abrir o placar na Arena, mas para encerrar um jejum de quatro meses sem marcar. O camisa 9, entretanto, foi displicente: tentou a cavadinha, pegou mal na bola e perdeu. É displicente sim, principalmente pela necessidade do Corinthians de vencer.

O Flamengo deixou Bidon jogar livremente e o camisa 27 do Corinthians soube aproveitar, recuperando bolas no meio e criando chances claras para o Timão. Um exemplo foi a oportunidade perdida por Yuri Alberto, cara a cara, aos 24 minutos. O camisa 9, por sinal, fez um péssimo primeiro tempo e perdeu todas as chances claras que teve, e não foram poucas.

O Timão foi inteligente encontrou muitos espaços ao atacar a linha alta do time carioca com passes em profundidade, mas pecou no principal ponto: a eficiência. O Corinthians, surpreendentemente, foi bem melhor que o Flamengo no primeiro tempo, mas deixou – e muito – a desejar na eficácia.

Corinthians tem início animador de segundo tempo, mas perde intensidade e leva virada

Logo no início do segundo tempo, Yuri Alberto se redimiu. O atacante recebeu de Gui Negão e fez grande jogada individual, driblando Léo Ortiz e levando a melhor no cara a cara com o goleiro Rossi. O líder Flamengo, por sua vez, não poderia deixar de buscar o resultado, sobretudo para tentar aumentar a vantagem sobre os rivais.

Em busca do gol, assim, o Flamengo cresceu em campo. Em uma jogada trabalhada, o Rubro-Negro empatou. A zaga do Corinthians, que vinha fazendo um bom jogo, voltou a mostrar passividade na marcação no gol sofrido. Carrascal e Arrascaeta ficaram livres na área, e o uruguaio, em uma finalização certeira, empatou. O time carioca melhorou, enquanto o Timão passou a encontrar mais dificuldades para criar e também para se defender.

Era natural que o Corinthians não conseguisse manter a intensidade apresentada no primeiro tempo. O Timão sentiu o gol do Flamengo e deixou que o rival crescesse ainda mais na partida. O Rubro-Negro acionou a cavalaria no banco, passou a dominar totalmente as ações e, na reta final, virou o jogo em Itaquera.

Saldo final

O saldo final é de frustração para os torcedores corinthianos. Há tempos, a Fiel não presenciava um futebol tão vistoso da equipe na Neo Química Arena pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro tempo do Timão foi muito bom, envolvendo o Flamengo em jogadas trabalhadas de ataque. O futebol mostrado deu esperanças ao torcedor de que a equipe poderia, quem sabe, sair com uma vitória contra o qualificado elenco flamenguista.

No fim, porém, o futebol é sobre gols. E o Flamengo levou a melhor no quesito no último domingo. O Corinthians não soube aproveitar todas as oportunidades criadas e saiu com a sensação de que poderia ter tido, quem sabe, um resultado melhor diante de um forte Rubro-Negro.

Situação na tabela

O resultado foi péssimo para o Corinthians, que chegou à segunda derrota consecutiva no Brasileirão e permaneceu na 12ª colocação, com os mesmos 29 pontos do início da rodada. O Timão ainda tem sete pontos a mais que o Juventude, que abre a zona de rebaixamento.

  1. Corinthians: 12º colocado, com 29 pontos (sete vitórias, oito empates e dez derrotas)

Próximos jogos do Corinthians

  • Internacional x Corinthians (26ª rodada do Campeonato Brasileiro)
  • Data e horário: 01/10 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
  • Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
  1. Corinthians x Mirassol (27ª rodada do Campeonato Brasileiro)
  2. Data e horário: 04/10 (sábado), às 21h (de Brasília)
  3. Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
À propos de Publisher