Analista sugere mudança tática que pode surpreender Atlético-MG | OneFootball

Analista sugere mudança tática que pode surpreender Atlético-MG | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·5 août 2025

Analista sugere mudança tática que pode surpreender Atlético-MG

Image de l'article :Analista sugere mudança tática que pode surpreender Atlético-MG

O Flamengo precisa reverter a desvantagem de 1 a 0 nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Atlético-MG venceu por 1 a 0 no Maracanã, e o Mengão precisa de um feito inédito na competição: conseguir a virada jogando fora de casa após sair atrás.

Para o analista tático Raphael Rabello, do canal, Filipe Luís precisa adotar uma estratégia diferente para essa partida.


Vidéos OneFootball


Ele dá uma sugestão com uma pequena variação tática que pode fazer toda a diferença, confundindo o Atlético-MG.

Primeiro, ele destrincha a estratégia de construção de jogo por parte do time de Filipe Luís.

"3-2-5 é a estrutura que o Filipe usa para iniciar a construção. É conservador, porque você tem três jogadores mais recuados, o volante também fica, às vezes. Muitos times usam essa estrutura. Os times marcam isso no 4-4-2. A vantagem no 3-2-5 é tentar gerar superioridade no corredor central. Também há vantagem na última linha, você consegue uma vantagem de cinco contra quatro na última linha se você superar as outras", inicia.

A estratégia de Filipe Luís quando quer ser mais agressivo

Filipe Luís já faz uma mudança tática quando quer ser mais agressivo, conforme aponta o analista tático.

"Ele estrutura o 3-1-6 quando quer ser mais agressivo. Mais jogadores entrelinhas, agredindo a última linha. Ele usa quando precisa atacar. É para dar mais largura no campo, mais amplitude aos laterais. Assim, você atrai os pontas para o corredor lateral. Tem mais geração de dúvida. Quando os pontas saltam nas laterais, você abre janela de passe para os jogadores entrelinhas", explica.

A sugestão do analista

Ele explica o que acontece nesse esquema de Filipe Luís e, enfim, dá sua sugestão. Ele diz que Filipe Luís poderia utilizar o 2-3-5, sendo ainda mais agressivo em um jogo que ele precisa do resultado.

"Quando você estrutura assim, só tem quatro jogadores mais recuados. Eu sugiro que o Flamengo use o 2-3-5. O Filipe não usa muito, mas quero sugerir para esse jogo. Isso porque é uma estrutura que também te torna agressivo e ao mesmo tempo não te expõe tanto assim. Você tem dois zagueiros contra dois atacantes, é uma atuação de risco. Mas os zagueiros são qualificados e podem trabalhar assim", sugere.

Dessa forma, Samuel Lino pode ser potencializado.

"Você também atrai os pontas, mas para dentro. Gera muita situação de corredor livre para os pontas. Samuel Lino deve estar em campo. Você pode potencializar o um para um desses caras. Você deixa o adversário mais desconfortável", mostra.

Por fim, ele lembra o jogo de ida e mostra o que eu errado.

"Filipe Luís optou pelo 4 mais 2 no segundo tempo. Laterais mais recuados. Até tinha uma ideia interessante, porque os laterais atraíam os pontas. Mas no fim, acabou sendo muito conservador. Quando consegue progredir, tem poucos jogadores entrelinhas, dentro do bloco de marcação. Isso te torna menos ofensivo e letal", conclui. Veja análise abaixo.

À propos de Publisher