Andreas Pereira, anjo e demônio na final da Copa Libertadores | OneFootball

Andreas Pereira, anjo e demônio na final da Copa Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·27 novembre 2025

Andreas Pereira, anjo e demônio na final da Copa Libertadores

Image de l'article :Andreas Pereira, anjo e demônio na final da Copa Libertadores

Por Esteban ROJAS

A lembrança do erro que custou ao Flamengo a final da Copa Libertadores de 2021 contra o Palmeiras perseguiu sem trégua Andreas Pereira: mau domínio e perda de bola na saída, gol de Deyverson e triunfo por 2 a 1 do Verdão na prorrogação.


Vidéos OneFootball


Pereira, de 29 anos, voltará a jogar a final do torneio continental neste sábado. Palmeiras e Flamengo, novamente, são os protagonistas, mas desta vez ele veste a camisa do time paulista.

“Já passou”

“É o único jogador que é ídolo do Palmeiras sem ter jogado uma partida!”: a piada cruel se popularizou no futebol brasileiro quando Pereira chegou ao time treinado por Abel Ferreira no fim de agosto, vindo do Fulham inglês por 10,2 milhões de euros.

Como muitos torcedores do gigante paulista, um taxista em São Paulo soltava a brincadeira nas proximidades do Allianz Parque, em conversa com a AFP antes de uma partida do Brasileirão.

A bola roubada por Deyverson naquela final, disputada em 27 de novembro de 2021 no histórico Estádio Centenário de Montevidéu, veio depois de um perigoso passe para trás de David Luiz.

Pereira, no entanto, carregou sozinho todas as culpas.

Alvo da ira das torcidas organizadas do Fla, ele precisou começar a andar em um carro blindado, segundo relatou em um podcast na Inglaterra

Já passou, essas coisas são normais no futebol. Sou um profissional e não dou muita importância”, comentou o meio-campista, apesar de tudo, quando foi apresentado como dono da camisa 8 do Palmeiras.

“Quero mostrar meu futebol para a torcida do Palmeiras, fazer gols e dar assistências (…), isso é o importante”, prometeu na época.

Depois de seu erro, Pereira retornou ao Manchester United, que o havia emprestado ao Flamengo.

O Mengão venceu a Copa Libertadores de 2022 ao derrotar o Athletico Paranaense na final. Como jogador do United, o volante recebeu uma medalha de campeão por ter começado o ano no elenco rubro-negro.

Peça-chave

Nascido em Duffel, Bélgica, mas jogador da seleção brasileira, Pereira tem sido uma peça valiosa para o Palmeiras.

Disputou 13 das 16 partidas feitas pelo time desde sua contratação, com dois gols marcados.

Ele esteve em campo nos quatro jogos da equipe de Ferreira nas quartas de final da Libertadores contra o River Plate — deu uma assistência nesse duelo — e nas semifinais contra a LDU de Quito.

Formado nas categorias de base do PSV Eindhoven e do Manchester United, o jogador chegou com a missão de preencher a lacuna deixada pelo colombiano Richard Ríos, vendido ao Benfica após o Mundial de Clubes.

Nova imagem?

Embora as palavras de Andreas Pereira indicassem que ele já havia virado a página do doloroso erro, seu reencontro com Deyverson virou notícia.

Aconteceu em setembro passado, na vitória por 4 a 1 do Palmeiras sobre o Fortaleza, atual equipe de Deyverson. Pereira marcou dois gols.

“Foi um encontro entre profissionais (…). O que acontece dentro de campo é uma coisa, o que acontece fora é outra. De agora em diante quero escrever minha história com o Palmeiras”, disse ele ao ser questionado pela imprensa.

Ainda assim, não pode negar que aproveitou o momento.

A prova? Uma foto que Pereira compartilhou nas redes sociais comemorando um de seus gols com Deyverson desfocado ao fundo.

Talvez seja hora de desfocar aquela final da Copa Libertadores com a camisa do Flamengo e trazer para o primeiro plano outra imagem, desta vez vitoriosa, com a do Palmeiras.

À propos de Publisher