Antes do encontro com Portugal, jornalista da Hungria destaca-se e a culpa... É do Sporting | OneFootball

Antes do encontro com Portugal, jornalista da Hungria destaca-se e a culpa... É do Sporting | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·9 septembre 2025

Antes do encontro com Portugal, jornalista da Hungria destaca-se e a culpa... É do Sporting

Image de l'article :Antes do encontro com Portugal, jornalista da Hungria destaca-se e a culpa... É do Sporting

Balázs Gyenge, jornalista húngaro, tornou-se o grande destaque da conferência de imprensa de antevisão ao Hungria - Portugal, encontro a contar para a segunda jornada da qualificação europeia para o Mundial 2026 - a equipa das quinas venceu o primeiro jogo. Tanto Roberto Martínez como Bernardo Silva fizeram questão de sublinhar o português perfeito, que saltou à vista aquando das perguntas aos portugueses.

O jornal Record foi falar com Balázs Gyenge, e descobriu que esta capacidade também se deve ao Sporting. Mas começa antes, com as ligações à língua portuguesa a virem desde cedo: "O meu pai era diplomata e trabalhou em Moçambique. Eu e a minha irmã nascemos lá, aprendemos falar português primeiro. A vida levou-nos para o mundo lusófono".


Vidéos OneFootball


"Passei a minha infância em Portugal e por isso é que falo tão bem português. Ainda voltei novamente à Hungria, mas fiz a universidade em Portugal", explicou, isto já após um período em que tinha deixado Moçambique para regressar à Hungria, onde tem nacionalidade.

Por fim, a influência verde e branca fez-se notar: "A minha maior ligação com Portugal é o Sporting. Um dos primeiros jogos que vi em Portugal foi o 7-1 ao Benfica, em 1986, e aí não havia volta a dar. Adorei as cores, Alvalade... Tenho uma bandeira enorme do Sporting que comprei nesse jogo".

Por último, comentou a partida entre as duas seleções pelas quais nutre carinho especial: "Será difícil para a Hungria, mas para Portugal também não vai ser fácil. Desde que o estádio foi construído, enche sempre com a Seleção. Mas Portugal esmaga sempre os pequenos nas fases de qualificação e se marcar primeiro, a Hungria já não consegue dar a volta".

À propos de Publisher