
Central do Timão
·22 mai 2025
Após classificação, Dorival fala em manter elenco e reforçar grupo para sequência da temporada

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·22 mai 2025
Após a vitória do Corinthians sobre o Novorizontino por 1 x 0, que garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, o técnico Dorival Júnior concedeu entrevista coletiva na Neo Química Arena. O treinador comentou sobre o retorno de jogadores lesionados, as críticas ao desempenho da equipe e a necessidade de reforços para a sequência da temporada.
Questionado sobre a expectativa em torno dos atletas que estão se recuperando fisicamente, Dorival ponderou que o retorno dos lesionados é positivo, mas não uma solução definitiva para os problemas da equipe.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
“Acho que tudo vai acontecer de maneira natural. Não posso imaginar que só o retorno deles vá resolver totalmente os nossos problemas. Existe uma memória das funções que os jogadores já faziam, e não quero que eles percam isso, mas sim que acrescentem novas características para crescerem, se adaptarem e evoluírem. Isso é muito importante na carreira de cada um. O Wesley, por exemplo, em 2010, era atacante e teve dificuldade para jogar no Santos. Foi emprestado ao Atlético-PR e, quando voltou, o colocamos como segundo volante. Em cinco ou seis meses, ele fez dois belos campeonatos: o Paulista e a Copa do Brasil.”
O técnico ressaltou que a evolução tática e técnica não significa abandonar o que já se faz bem, mas ampliar o repertório individual e coletivo.
“O jogador não precisa perder nada do que já possui. Ele tem que tentar acrescentar algumas características importantes para executar determinadas funções com mais qualidade.”
Dorival também explicou um comentário anterior sobre a equipe ter começado apática, esclarecendo que se referia especificamente aos primeiros minutos da partida, e não ao desempenho geral do time.
“Quando disse ‘apático’, foi em relação ao início da partida. Como o time tem uma boa dinâmica, não vinha empregando o que tem de melhor. Foi nesse sentido. Sobre a torcida, é natural que vá vaiar em momentos em que percebe que a equipe precisa de mais movimentação. Mas eu nunca vi uma torcida apoiar tanto quanto a do Corinthians. Os protestos foram muito pequenos, considerando tudo que vem acontecendo e a evolução clara que a equipe tem mostrado.”
Dorival também citou o desgaste físico como um fator relevante, especialmente em uma sequência intensa de jogos.
“Só para vocês terem uma ideia: o Novorizontino jogou um dia antes e fez alterações. Nós, mesmo jogando depois, fizemos apenas duas mudanças. O desgaste foi maior do nosso lado, mas sustentamos a partida até o fim, de forma organizada. A equipe adversária nos esperava mais abertos, em função dos protestos da torcida, mas isso não aconteceu. Uma equipe organizada aumenta sua chance de vitória e reduz a possibilidade de derrota. É isso que espero que continue.”
O treinador ainda reforçou a importância de manter o elenco comprometido e com profundidade, especialmente diante da maratona de jogos que o clube terá pela frente.
“O crescimento só virá se conseguirmos preparar todos os jogadores para dar uma ótima resposta quando forem acionados. As alterações vão acontecer mais vezes, pela sequência de partidas que teremos.”
Por fim, Dorival falou sobre possíveis movimentações no mercado, deixando claro que sua intenção é manter o elenco atual e, se possível, reforçá-lo.
“Eu não quero perder ninguém. Quero, na verdade, ganhar alguns atletas. Acho que isso será importante, e tenho certeza de que a diretoria trabalhará para que isso aconteça. Vamos tentar evitar saídas e aguardar as chegadas.”
Veja mais: