Jogada10
·11 février 2026
Após saída de Lima, Fluminense reformula elenco e define estratégia de mercado para 2026

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·11 février 2026

Nesta terça-feira (10), o Fluminense deu mais um passo importante em seu processo de reformulação do elenco para a temporada de 2026. Desde o término do ano passado, a diretoria tricolor vem trabalhando intensamente para enxugar o grupo de jogadores, totalizando agora nove saídas confirmadas. O movimento mais recente envolve o meia Lima, que é o mais novo reforço do América, do México, encerrando seu ciclo nas Laranjeiras.
Primeiramente, é fundamental destacar que essa barca de dispensas inclui nomes que foram titulares e peças importantes em anos anteriores. Entre as perdas mais sentidas está a do zagueiro e capitão Thiago Silva, que solicitou sua saída ainda em dezembro e acertou com o Porto, de Portugal. Além dele, o atacante Everaldo, que vivia sob forte pressão da torcida devido ao baixo número de gols, foi emprestado ao Bahia até o fim de seu contrato.

Lima já apareceu com a camisa de seu novo clube – Foto: Divulgação / Club América
Por outro lado, essa reformulação atende a um pedido direto da comissão técnica. A ideia do treinador Luis Zubeldía é trabalhar com um elenco mais enxuto e competitivo, contando com exatamente três jogadores para cada posição: dois disputando a titularidade e um terceiro como opção imediata. Consequentemente, o clube não descarta novas saídas nas próximas semanas, seja de veteranos com pouco espaço ou de jovens promessas que precisam de rodagem.
Além das saídas de peso, outros jogadores deixaram o clube em busca de novos ares. A lista inclui Manoel, que teve o contrato encerrado, e um trio que rumou para o Coritiba: Thiago Santos e Keno, através de rescisões amigáveis, e Lavega, por empréstimo. Também saíram Wallace Davi, vendido ao rival Botafogo, e Lelê, emprestado ao Pafos.
Em contrapartida ao alto número de despedidas, as chegadas foram cirúrgicas. Até o momento, apenas três reforços desembarcaram no Rio de Janeiro: o zagueiro Jemmes, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o meia Savarino. No entanto, a diretoria segue atenta ao mercado. O Fluminense ainda busca um centroavante para compor o ataque e sonha com o retorno do zagueiro Nino. Todavia, o Zenit, da Rússia, tem dificultado as tratativas, o que deve adiar esse sonho para o meio do ano.








































