Esporte News Mundo
·28 octobre 2025
Árbitro saca revólver em confusão após clássico no Rio Grande do Sul

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·28 octobre 2025

— Continua depois da publicidade —
O clássico entre Riograndense e São Paulo de Rio Grande, válido pelo Gauchão Série B — a terceira divisão do futebol gaúcho — terminou marcado por cenas de violência e um episódio inusitado envolvendo um árbitro armado.
De acordo com o relato oficial, o quarto árbitro da partida, Rodrigo Garcia, que também atua como policial militar, sacou uma arma de fogo no estacionamento do Estádio Torquato Pontes, em Rio Grande, após o apito final. O jogo terminou com vitória do São Paulo de Rio Grande por 1 a 0.
O árbitro principal, Rodrigo Brand da Silva, descreveu o ocorrido em sua súmula. Embora o confronto dentro de campo tenha transcorrido sem incidentes graves, a confusão começou logo depois do encerramento da partida.
Segundo o documento, o assistente Leirson Peng Martins foi agredido com chutes e socos quando a equipe de arbitragem deixava o estádio. Diante da situação, Garcia teria intervido, deu voz de prisão aos agressores e, durante a ação, acabou sacando sua pistola. Os suspeitos fugiram em seguida. Um boletim de ocorrência foi registrado relatando o caso.
“Diante disso, a Brigada Militar retornou para realizar o procedimento de Registro de Ocorrência. Posteriormente, o árbitro assistente, Leirson Peng Martins, foi encaminhado ao hospital para realizar exame de corpo de delito, haja vista as lesões decorrentes da agressão“, diz a súmula.
Gravações que circulam nas redes sociais registram momentos de violência e o instante em que o quarto árbitro retira uma arma. Em uma das filmagens, também é possível ver Garcia desferindo chutes e perseguindo uma pessoa na área de estacionamento do estádio.
Em comunicado, a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que o episódio está sendo investigado pela Polícia Civil de Rio Grande.









































