Arnaldo Ribeiro crava: Flamengo pode assinar maior feito da história, acima até da Era Zico | OneFootball

Arnaldo Ribeiro crava: Flamengo pode assinar maior feito da história, acima até da Era Zico | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·26 juin 2025

Arnaldo Ribeiro crava: Flamengo pode assinar maior feito da história, acima até da Era Zico

Image de l'article :Arnaldo Ribeiro crava: Flamengo pode assinar maior feito da história, acima até da Era Zico

Apesar de ter se classificado em 1⁠º no grupo, o Flamengo acabou caindo na chave mais indigesta da Copa do Mundo de Clubes. Enfrentando Bayern de Munique nas oitavas, e posteriormente times como PSG, Juventus, Borussia Dortmund e Manchester City, caso seja campeão, o jornalista Arnaldo Ribeiro crava que o Mengão estaria vencendo o maior título da história e superando Era Zico.

O jornalista chama atenção sobre como o Mengão acabou no lado mais difícil da Copa do Mundo de Clubes, definindo que o caminho até o título é um "Everest".


Vidéos OneFootball


"O Flamengo caiu no lado mais difícil da chave, evidentemente. Se passar pelo Bayern, rapaz, será um feito. E aí pode pegar o PSG, por exemplo, na próxima eliminatória. Aí é só o Everest, né? Se passar por tudo isso daí e ser campeão, é o maior título da história do futebol brasileiro. Pode esquecer, aí passa a Era Zico", definiu Arnaldo.

Flamengo e Bayern de Munique se enfrentam neste domingo (29), às 17h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.

Os feitos da Era Zico

Apesar do comentário de Arnaldo Ribeiro enaltecer a dificuldade da competição e como nos dias de hoje, com um futebol europeu dominante, se mostraria ainda mais significativa, a Era Zico vai além, construindo um legado para a história do clube.

Liderado por Arthur Antunes Coimbra, o Rubro-Negro conquistou: Campeonato Brasileiro (1980, 1982, 1983), Campeonato Carioca (1972, 1974, 1978, 1979, 1979 (Especial), 1981, 1986), Libertadores da América (1981), Mundial (1981), e Taça Guanabara (1972, 1973, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1988).

Todos esses troféus marcam uma época em que o Flamengo muda de patamar, se tornando uma potência tanto no âmbito nacional, como mundial, conquistando títulos que marcaram gerações, passando por cima de equipes que, tal qual como os europeus hoje, viviam momentos áureos na história. Ou seja, até a nível nacional, a dificuldade de enfrentamento é o que Zico e companhia mais passaram.

O Liverpool, no qual o Flamengo na final aplicou um sonoro 3 a 0, vinha de três Champions League em cinco edições, posteriormente, ganhando mais uma em 84.

Ou seja, se times como PSG e Bayern dominam a nível local e ganham um título desse a cada década, o Flamengo de Zico superou o maior Liverpool de todos os tempos.

Obviamente um título como a Copa do Mundo de Clubes eleva o patamar de qualquer clube, principalmente um brasileiro, no entanto, não supera uma era mística, que é mundialmente respeitada e moldou uma geração de rubro-negros.

À propos de Publisher