MundoBola Flamengo
·18 avril 2025
Arrascaeta intenso? Falando de Tática desmistifica crítica comum ao craque

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·18 avril 2025
Arrascaeta é o craque do Flamengo, mas o Camisa 10 começou o ano um pouco em baixa. Em abril, o desempenho evoluiu bastante, e se tem momento oportuno para elogiar o ídolo, é o atual.
Uma crítica que vinha sendo muito atribuída ao uruguaio era a suposta falta de intensidade. Mas existem dois tipos de intensidade, como explica o analista tático Raphael Rabello, do canal Falando de Tática.
De acordo com o analista, Arrascaeta é, sim, intenso pelas características de senso comum, como mostram as estatísticas.
"O senso comum é que uma equipe intensa marca alto, corre muito, está intensa. Não está errado, mas tem mais do que isso. O Arrascaeta, em relação a esse senso comum de intensidade, deixa a desejar? Pode não ser o jogador mais intenso do mundo. Mas em 2025, bolas recuperadas no campo do adversário: 1,08 por jogo, a frente de Michael, Cebolinha e Bruno Henrique. Não está em último lugar nessa estatística", inicia, antes de continuar:
"Desarmes: 2,62 por jogo, a frente de Alex Sandro, Bruno Henrique, Juninho, Gerson e Léo Pereira. Passa longe de ser um jogador que trota em campo e não marca ninguém porque está na frente de vários companheiros. Rebote: 3,16, a frente de Michael, Juninho, Bruno Henrique e Cebolinha. Não é um cara que não marca ninguém, que sem bola é uma negação, com uma entrega abaixo da média. Os dados dizem o contrário".
Após esclarecer o primeiro fator, ele segue desmistificando a crítica, apontando uma intensidade diferenciada do jogador: a tática.
"Agora, o conceito de intensidade tática. Se você toma boas decisões em campo, mas elas não são velozes, você não está sendo atleta tão intenso quanto seria se tomasse boas decisões rápidas. Ações rápidas", comenta.
Ele explica o que faz Arrascaeta um jogador intenso taticamente.
"O que torna possível ser intenso taticamente? Imprimir intensidade no jogo. Torna possível os comportamentos que antecedem o primeiro toque na bola. Especialmente o mapeamento de espaço. Ele sabe fazer isso muito bem, e faz bastante. Mapeia uma vez, olha para o lado direito. Mapeia de novo, olhando para o lado esquerdo. Depois mapeia de novo do lado esquerdo. Quando recebe a bola, já decide o que vai fazer", continua.
Raphael segue citando valências de Arrascaeta que se encaixam no perfil de um jogo com intensidade tática.
"Velocidade de transmissão da bola. O jogador faz a bola andar. Uso do domínio orientado, passes verticais, engano, condução. Tudo isso é intensidade tática. A partir desse comportamento, o jogador é intenso taticamente. Quando você domina orientado, tira o jogador adversário com drible, com passes verticais, engano, drible, condução, facão. Ele faz facão, mas se desloca também para os lados. Está sempre se movimentando, e isso é intensidade tática", explica.
O recurso que torna Arrascaeta intenso taticamente faz com que ele ganhe espaço para si.
"Joga a poucos toques, um toque, dois. Ele é mestre nessa arte de gerar espaço nas próprias costas. Cruzamento de primeiro, velocidade de execução no cruzamento. Quanto mais rápido você toma as decisões, quanto mais rápido age em campo, mais intenso você é. E ele toma decisões rápidas. Ele raciona muito rápido, a leitura de jogo é muito acima dos demais", diz.
Arrascaeta consegue espaço girando no próprio eixo.
"Espaço às costas: domina nas costas e gera espaço para ele mesmo. Ele recebe, usa o espaço às próprias costas para gerar espaço para si, girar e finalizar. Faz toda a diferença. E jogador intenso taticamente faz isso", afirma.
Por fim, ele cita a boa movimentação e os toques rápidos de Arrascaeta.
"Ele é muito fera para se desmarcar no entrelinhas. Muito diferenciado em dar assistências, sempre relacionadas a capacidade que ele tem de jogar a poucos toques", finaliza.
Direct
Direct