Zerozero
·4 novembre 2025
Arthur Johnson: a lenda esquecida que une Liverpool e Real Madrid em homenagem

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·4 novembre 2025

Anfield Road recebe esta terça-feira o embate entre Liverpool e Real Madrid, dois dos maiores campeões europeus, que vão aproveitar a oportunidade para homenagear Arthur Johnson, lenda dos merengues, que jaz do lado oposto de Marseyside, no Wallesey Cemetery.
Nascido em Dublin em 1878, quando a Irlanda ainda fazia parte do Reino Unido, mudou-se para Madrid para trabalhar como engenheiro. Ao chegar à capital espanhola, tornou-se uma referência para o desenvolvimento do futebol, que começava a ser importado do Reino Unido.
Fez parte dos primórdios do Real Madrid, sendo crucial tanto dentro como fora de campo. Foi figura ativa ao lado de Julián Palacios, os irmãos Padrós e Adolfo Meléndez, reconhecidos como os fundadores do clube que originou o Real.
Arthur foi quem ensinou as regras e as condutas desportivas aos jogadores e dirigentes nos primeiros anos do colosso da capital espanhola, tendo também influência na escolha do uniforme branco, em referência ao clube inglês Corinthian F.C.
Como jogador, foi guarda-redes e avançado, e participou apenas em três jogos oficiais pelos blancos, numa época em que as competições ainda estavam a ser estabelecidas. Na Taça de la Coronación de 1902, precursora da Taça do Rei e criada como uma homenagem à coroação de Alfonso XIII, marcou o primeiro golo da história do Real num El Clásico, numa derrota contra o Barcelona, por 3-1.
Em 1910, Johnson tornou-se o primeiro treinador da história do Real Madrid. Permaneceu uma década no cargo e conquistou uma Taça do Rei. Foi técnico de Santiago Bernabéu, o primeiro grande ídolo merengue, nos melhores anos do avançado com a camisola do clube.
Segundo relatos da imprensa espanhola, tanto os fundadores do Real Madrid como Bernabéu, sempre falaram com muito respeito de Arthur Johnson e tratavam-no como "o inglês", que compreendia o jogo mais do que qualquer outro por lá.
Regressou ao Reino Unido posteriormente, viveu em Wallasey, ao lado de Liverpool, e trabalhou para a companhia Liverpool United Alkali e como secretário de um clube local de bowling. Morreu em 1929 de pneumonia, aos 50 anos.
Sem fazer qualquer referência aos seus anos no Real Madrid, o túmulo de Johnson permaneceu esquecido até recentemente, quando um youtuber, Kevin Cuthbertson, o restaurou. Entusiastas criaram uma placa ao lado com os feitos de Johnson em Madrid.
Se em campo Alexander-Arnold é o claro ponto de ligação entre Liverpool e Real Madrid, antes do jogo os adeptos de ambos os clubes combinaram reunir-se para prestar homenagens ao irlandês (na época ainda britânico) que ajudou a escrever os primeiros capítulos da história merengue.
Direct









































