Clube Atlético Mineiro
·8 février 2026
Atlético x Athletic: coletiva de imprensa com Sampaoli

In partnership with
Yahoo sportsClube Atlético Mineiro
·8 février 2026

Pergunta: Queria que você avaliasse esse empate hoje, decepcionante, em casa, com bons jogadores em campo. Muitos empates, principalmente no Mineiro, e pode chegar à ultima rodada sem depender de si para a classificação. Um balanço do jogo e do Campeonato feito pelo Atlético até aqui, com muitos empates.
SAMPAOLI: Um jogo no qual… A verdade é que a gente não teve o controle no primeiro tempo. Não tivemos muita continuidade no campo do adversário. Depois, comprometeu-se em uma jogada o resultado.
Creio que a pouca contundência na área do rival, e também na nossa própria área, gera, por si só, esse resultado que nos complica. Até porque isso aconteceu em outros jogos. É um jogo no qual a equipe tentou, teve muitas finalizações, mas sem precisão. Há uma real incapacidade para ganhar esse tipo de partida, e a gente não conseguiu resolver.
Pergunta: Queria que você falasse sobre dois jogadores – Alan Minda e Cassierra. O Alan Minda entrou pouco no ano, fica no banco, mas teve poucos minutos. E o Cassierra entrou faltando dois minutos para o término dos 45′ do segundo tempo. Sobre esses dois jogadores, fale sobre o planejamento, se é algo físico ou adaptação técnica…
SAMPAOLI: Basicamente, a gente está todos os dias vendo o treino. E tratamos de colocar os jogadores que melhor se encontram. O Cassierra chegou há pouco tempo, não tem relação com nenhum companheiro, ainda. Minda chegou há mais tempo, mas creio que está custando a ele um pouco a adaptação ao nosso jogo, com os companheiros. Por isso, estamos optando por outros jogadores. Sem dúvida, todos esses jogadores que chegaram irão ter um tempo de adaptação. Nós, que os vemos todos os dias, quando chegar o tempo certo, irão se adaptar.
Pergunta: Qual foi a ideia no segundo tempo, ao tentar um desafogo no ataque?
SAMPAOLI: Creio que fomos muito profundos pela esquerda, e pouco profundo pela direita. Igor (Gomes) e Scarpa não foram tão profundos por aquele setor. Lodi e Cuello… Lodi fez o gol, e o Cuello foi vítima de um pênalti que, outra vez, o árbitro não marcou. Aconteceu no jogo contra o Red Bull (Bragantino) e hoje novamente. Já vem acontecendo sequencialmente os erros grosseiros da arbitragem. Porque ele deveria pelo menos ir ao VAR ver a jogada que poderia ter terminado com o 2 a 0 para nós no primeiro tempo.
Depois, em uma jogada na nossa área, terminamos cometendo um erro defensivo. O sistema que a gente utilizou hoje era o 3-2-5, 3-2-2-3. Claro que faltou profundidade na direita, não houve profundidade desse lado, muito mais finalizações pela esquerda. Tivemos pouco volume de passes no campo rival, e mais passes no campo próprio. Isso gerou que houvesse muito passe inútil. Sempre preferimos jogar o adversário para o seu próprio campo, mas não conseguimos fazer esse tipo de pressão. Nem com a posse de bola e nem sem ela. O rival ficou vivo no jogo, e teve essa jogada no qual cometemos um erro não forçado, e a partida acabou empatada, no qual a gente era melhor. Poderíamos ter resolvido o jogo. Mas isso não muda a realidade, que o time não teve o controle que merecia na partida.
Pergunta: A gente não pode falar de resultados. Nos últimos 16 jogos, o Atlético conseguiu só três vitórias. O que está faltando no seu trabalho para ter essa fluidez de vitórias?
SAMPAOLI: Na verdade é que é uma pergunta que eu sempre faço quando a equipe não responde ao que eu quero. Nós trabalhamos todos os dias para ter um plano de jogo, uma maneira de jogar, uma intensidade, e ainda o time, salva a atuação contra Cruzeiro e o Palmeiras, o time tem reação, mas não aciona. Temos que buscar a possibilidade de seguir trabalhando muito mais nessa agressividade que ainda não se reflete em todos os nossos jogos.
Pergunta: O Atlético teve uma média de 0,92 gol sofrido por jogo. Até o momento, somente tendo enfrentado o Palmeiras e o Bragantino no Brasileiro, essa média subiu para 1 gol sofrido por jogo. O fato de o Atlético sofrer muitos gols é um problema sistêmico, coletivo ou falta peças?
SAMPAOLI: É um pouco de tudo. No fim do ano passado, terminamos jogando com três centrais e dois laterais, defendendo com cinco, e a equipe havia alcançado um pouco mais de solidez defensiva. Agora, tentamos jogar com uma linha de quatro defensores, para ter mais gente no meio de campo, ser mais ofensivos. Mas não estamos tendo a solidez que tivemos no final da temporada passada. Assim que deveríamos, ou deveria revisar com os jogadores que eu tenho, a forma. Porque, sem dúvida, estamos sendo vulneráveis quando o adversário chega, e não estamos sendo agressivos quando atacamos. Precisamos revisar a forma, também.
Pergunta: Em 2020, o Atlético era um time que conseguia marcar muitos gols. Nessa sua segunda passagem, o Galo não vem fazendo tantos gols. Você sempre cita contundência. Quanto dela é a sua responsabilidade? Ou se te faltam peças no ataque, já que vários jogadores saíram e chegaram Alan Minda e Cassierra…
SAMPAOLI: Nós trabalhamos todo o tempo para conseguir gerar ações e que os jogadores resolvam. A situação de contundência tem a ver exclusivamente com o qualitativo, da decisão do jogador em finalizar certo, ou na decisão que possa corresponder esse acerto. Há um monte de facilidades para ter arremates e ganhar a partida. E não tivemos… Inclusive, o goleiro rival também não teve grandes defesas. Nós não acertamos o gol rival. Ou não acertamos o passe final, ou a finalização final. Mas, bem, seguiremos trabalhando para tentar relações que nos permitam que jogadores como Dudu, que no ano passado teve gols e finalizações, o Bernard tenha esse tipo de ações, e que possam ajudar a equipe com, tendo a oportunidade, concretizem. Eu saio da partida muito mal porque não gosto que a equipe, em casa, não tenha a tranquilidade para poder definir uma partida com tantos ataques feitos. Inclusive, mais importante do que o erro da arbitragem, que havia definido a partida, mas que não iria mudar a minha análise. Ela é a mesma: falta contundência ofensiva e defensiva. Tudo isso que estamos trabalhando em cima desde que começou o ano.









































