ecbahia.com
·12 décembre 2025
Bahia tem interesse em goleiro titular de clube português; conheça

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·12 décembre 2025

O Bahia segue ativo no mercado e demonstra interesse em reforçar setores que são vistos como carentes na avaliação da comissão técnica e do departamento de futebol, pensando em tornar o elenco mais robusto em 2026. Dessa vez, o interesse tricolor é na contratação do goleiro Andrew Ventura, de 24 anos, que atualmente defende o Gil Vicente, de Portugal. A informação é do setorista Mario Júnior, do Canal do Puco.
O jogador, revelado pelo Botafogo, entrou na mira do Esquadrão para a temporada de 2026 em razão da saída de Danilo Fernandes, aposentado, que abre a necessidade de reforço para o setor que tem apenas Ronaldo e João Paulo, este que ainda não estreou.
Andrew é visto como uma oportunidade de mercado, visto que tem contrato com o clube português somente até junho de 2026.
Ou seja, a situação contratual pode facilitar a negociação, já que o jogador estará liberado para assinar um pré-contrato com qualquer clube a partir do início de janeiro, ou ser negociado por um valor mais acessível.
Revelado nas categorias de base do Botafogo, Andrew não encontrou espaço na equipe alvinegra e saiu a custo zero em 2021. Desde então, defende o Gil Vicente, onde no primeiro ano fez 11 partidas.
Na segunda temporada em diante, entretanto, o arqueiro ganhou espaço e se notabilizou como titular absoluto do time que joga a primeira divisão nacional.
Na atual temporada, Andrew sofreu apenas seis gols em 13 jogos do Campeonato Português.
Vale destacar que o número de jogos da temporada portuguesa é pequeno em comparação com a quantidade de partidas disputadas no Brasil.
A efeito de comparação, o Gil Vicente disputou um total de 38 jogos na temporada 2024/25. Andrew esteve presente em 33 dessas partidas. O Bahia, em 2025, disputou 80 jogos.
A possível chegada do goleiro reforça o movimento do Bahia de buscar atletas emergentes no mercado, com potencial de crescimento, e que se encaixem no perfil de valorização do Grupo City.
Em junho de 2024, o jornal A BOLA publicou que o Nottingham Forest, na época comandado pelo técnico português Nuno Espírito Santo, acenou com uma oferta de 4 milhões para tirar Andrew do Gil Vicente, mas não houve acordo.
O jornal, na mesma publicação, indicou ainda que o clube português desejava 10 milhões de euros para aceitar a venda.
Um ano e meio depois, o atleta está em fim de contrato e pode assinar gratuitamente com o Esquadrão de Aço.
Direct


Direct


Direct





































