MundoBola Flamengo
·12 juillet 2025
Bap deseja Flamengo mais agressivo na janela, mas alerta para inflação nos valores

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·12 juillet 2025
Com um tom que mescla ambição e pés no chão, o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), delineou a estratégia do clube para a janela de transferências do meio do ano, prometendo uma postura mais incisiva no mercado, ao mesmo tempo em que expôs as complexidades e a inflação nos bastidores das negociações.
As declarações, dadas em entrevista à FlamengoTV, revelam um clube ciente de seu poderio financeiro, mas igualmente cauteloso com as armadilhas que ele cria.
Segundo Bap, a saúde financeira do clube, impulsionada por receitas como a venda de Gerson e a premiação da Copa do Mundo de Clubes, cria uma imagem distorcida para outros clubes e empresários.
"É sempre bom entender que tem gente do outro lado também que acha que quando a gente recebe um dinheiro [...] é tudo lucro. Que eu estou pronto para comprar qualquer jogador à vista", iniciou.
Essa percepção, segundo o presidente, inflaciona diretamente os valores. Ele detalhou como as negociações se tornam mais árduas, com pedidos de valores e condições de pagamento mais exigentes.
"O jogador que vale 5%, ele agora quer 8%. O jogador que valia 5, e você comprava em duas parcelas de 2,5, uma nesse ano e uma no ano que vem, ele quer 8% agora. Ele joga com a tua ansiedade, o torcedor pressiona, quer o jogador amanhã, e isso faz com que o jogador fique mais caro", explicou o dirigente.
Apesar dos desafios no mercado da bola, a gestão administrativa do Flamengo colhe frutos expressivos. Bap revelou um salto notável na eficiência financeira do clube. Se em 2024 a margem de lucro foi de aproximadamente 11%, o primeiro semestre de 2025 já apresenta um resultado muito superior.
"Nós fechamos esse primeiro semestre com 28% de margem. Ainda que a gente não tenha feito um crescimento de receita de 20%, a gente ficou com muito mais dinheiro dentro de casa na medida em que a gente foi muito mais eficiente nos gastos da gente", destacou.
Essa disciplina nos custos, segundo ele, é fundamental para o plano de reequilíbrio financeiro do clube. O objetivo é claro: ajustar o faturamento ao endividamento, citando a perda de receita com a Libra.
Por fim, Bap acredita que o saldo tem sido positivo e agora resta o poderio financeiro se fazer presente em campo, trazendo títulos para o Rubro-Negro.